iPhone 14 Plus VS Samsung Galaxy S23+: como vai ser a competição entre modelos Plus

Mónica Marques
Comentar

Quando chegar ao mercado, o Samsung Galaxy S23+ irá competir diretamente com o iPhone 14 Plus.

Mas qual será o modelo mais Plus dos dois? Preparámos um resumo, a partir das informações conhecidas do modelo Galaxy, para perceber como vai ser a competição entre os dois terminais.

Ecrãs maiores, mas com experiências de visualização diferentes

iPhone 14 Plus
O iPhone 14 Plus está disponível em Portugal por um custo a começar nos 1.189 euros Crédito@Apple

Tanto a Apple como a Samsung têm disponibilizando modelo Plus no seu portefólio que, na prática, diferem dos modelos base em dois pontos cruciais: o tamanho de ecrã e o tamanho da bateria que nos modelos Plus, tal como o nome indica, são maiores.

Ainda que o Samsung Galaxy S23+ só chegue ao mercado em fevereiro de 2023, os rumores divulgados até ao momento, permitem-nos já conhecer algumas das especificações do ecrã com que virá equipado.

Este será um painel AMOLED com 6,6 polegadas que vai fornecer uma taxa de atualização de 120 Hz. Como habitualmente, o ecrã deverá fornecer imagens vívidas, com uma boa qualidade de contraste e com negros profundos.

Por sua vez, o iPhone 14 Plus tem um ecrã com 6,7 polegadas. É um pouco maior que o seu futuro rival, mas o entalhe na zona superior interfere com o campo de visualização. A qualidade de imagens é boa, com cores nítidas e negros acentuados.

No entanto, o modelo Apple apenas fornece uma taxa de atualização de 60 Hz. O que significa que a experiência de visualização no Galaxy S23 Plus será sempre mais fluida, especialmente em aplicações de jogos que necessitam de atualizar o ecrã mais depressa.

Processadores com desempenho equiparado

Parece que a série Galaxy S23 chegará ao mercado europeu equipada com o processador Snapdragon 8 Gen 2, em vez do habitual chip Exynos, proprietário da marca. Juntamente com este processador, o S23+ terá 8 GB de memória RAM.

Pelo que sabemos até agora, o novo chip Qualcomm – que será anunciado já na próxima semana – resolveu os problemas de sobreaquecimento de modelos anteriores, é mais eficiente a nível energético e conseguiu aumentar a capacidade de desempenho.

O iPhone 14 Plus inclui o chip A15 Bionic emparelhado com 6 GB de memória RAM. No papel, o modelo Samsung parece ser superior, no entanto, o processador Bionic da Apple já provou que é um dos melhores disponíveis no mercado.

Mais: de acordo com os testes de benchmarking feitos ao novo chip Qualcomm já divulgados, este apresenta resultados equiparados exatamente ao A15 Bionic da Apple. Conclui-se então que no que respeita a desempenho, os dois modelos podem fornecer uma experiência semelhante.

Câmara: configuração tripla versus configuração dupla

O iPhone 14 Plus mantém a configuração de câmara traseira dupla do seu antecessor com um sensor primário e um ultrawide, ambos com 12 megapixéis de resolução. Sim, este modelo não teve direito a integrar o novo sensor de 48 megapixéis da Apple.

Ainda assim, fornece boas imagens e vídeos. Mas há aqui uma falha, não fornece zoom ótico, apenas zoom digital.

Quanto ao Galaxy S23+ espera-se que esteja equipado com uma configuração de câmara traseira tripla com um sensor primário de 108 megapixéis, um ultra grande angular de 12 megapixéis e um sensor telefoto com 10 megapixéis de resolução.

Não só o modelo Samsung ganha em número de pixéis, como o seu sensor telefoto vai fornecer um zoom ótico de 3x e isso é melhor do que oferecer nada como se passa com o modelo Apple.

E estas são as informações que estão agora disponíveis. Claro que após o lançamento do Galaxy S23+ vão existir muitos confrontos entre os dois rivais, mas a luta principal será no mercado pelo título de modelo Plus mais vendido, a nível global.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. Email:monicamarques@4gnews.pt