4 dicas (práticas) para reduzir a latência da Internet e jogar melhor!

Rui Bacelar
Comentar

O acesso à Internet fixa de alta qualidade é, atualmente, um requisito indispensável para trabalhar, jogar, ver filmes e séries, ou simplesmente navegar pela Web sem preocupações. No entanto, uma boa parte dos consumidores pode não estar a tirar pleno proveito do seu pacote de Internet e a sofrer com o lag ou alta latência de Internet.

Por outro lado, jogar Fortnite até Overwatch, Rocket League ou League of Legends, jogar online nunca foi tão popular. Seja em PCs e consolas baseadas na nuvem como a Playstation, Xbox ou Nintendo Switch, não faltam ótimas soluções no mercado. Em simultâneo, os e-sports enchem estádios e o mobile gaming cresce sem parar.

Será que estão a tirar proveito da vossa ligação à Internet?

PING Devolo

Tudo isto para chegarmos à constatação de que são tempos fantásticos para os jogadores. Assumindo, claro, que todos têm uma ligação rápida e estável à Internet. Embora muitos dos jogos online não necessitem de altas velocidades, existe um indicador que permanece no centro das atenções: latência.

A latência (frequentemente referida como ping) é um parâmetro que reflete os tempos de resposta das ligações à Internet. E, quando este é excessivamente alto, sofremos com algo apelidado de lag, ou atraso / arrasto. Por outras palavras, a latência descreve o espaço de tempo entre o envio de um pacote de dados para um recetor e a receção do pacote de resposta enviado de volta.

Por exemplo, quando se faz chamadas telefónicas através da Internet ou durante jogos online, uma boa latência é importante. Isto porque até pequenos atrasos podem rapidamente tornar-se percetíveis.

Aliás, especialmente em jogos de ação, uma baixa latência permite reagir mais rapidamente do que os adversários. Em suma, o seguinte princípio aplica-se: quanto menor o valor da latência, melhor.

Posto isto, damos a conhecer quatro dicas para otimizar a latência da Internet em casa.

1. Substituir o router de Internet e rede Wi-Fi

Devolo

Em primeiro lugar, se a latência não for baixa o suficiente, isto pode dever-se ao router. Desse modo, um simples restart às vezes é suficiente. No entanto, os dispositivos dos ISPs são frequentemente incapazes de oferecer um bom desempenho. Portanto, a substituição para um equipamento melhor pode diminuir a latência.

2. Atualizar o jogo ou programa em questão

Devolo

O problema por vezes deve-se a um erro na versão do jogo utilizada. É possível que este erro já tenha sido retificado numa versão mais recente do jogo. Uma atualização pode assim contribuir para a redução da latência.

3. Reduzir a transmissão de dados

O uso simultâneo de um grande número de dispositivos reduz a velocidade de transmissão de dados por dispositivo terminal. Na prática, aumentando assim a latência para cada um deles. O melhor a fazer é desligar os dispositivos que não são necessários.

Ou seja, mais largura de banda para o dispositivo de gaming específico fica disponível durante a sessão de jogo. Além disso, não é aconselhável usar ligações VPN ou serviços proxy.

4. Fazer uma ligação no servidor disponível mais próximo

A região onde o servidor do jogo está localizado pode ser estabelecida em alguns jogos. Portanto, se possível, selecionem um servidor geograficamente próximo. Isto porque latência aumenta proporcionalmente à distância que os dados transmitidos têm que percorrer.

A melhor forma de aceder à Internet

Devolo

O Wi-Fi é a tecnologia de ligação mais popular para jogadores casuais. A tecnologia celular é também perfeitamente adequada para a maioria dos jogos móveis. Por outro lado, uma rede Wi-Fi estável depende de muitos fatores externos.

Posto isto, de maneira geral, paredes e tetos desaceleram o Wi-Fi. Isto conduz rapidamente a problemas se o router também estiver longe. A maioria dos jogadores profissionais prefere usar uma ligação direta ao router com um cabo LAN.

No entanto, é habitual o router não se encontrar na divisão onde se quer jogar. Neste caso, o powerline é a melhor alternativa. A infraestrutura necessária aqui já está disponível em qualquer casa porque o powerline usa a linha elétrica como se de um longo cabo de dados de tratasse.

Os adaptadores powerline como os da série Magic da devolo transmitem os sinais de Internet através da rede elétrica do router até à tomada necessária. Um novo ponto de acesso à Internet pode assim ser instalado rapidamente em qualquer divisão.

Além de portas LAN, muitos dispositivos devolo também incluem a funcionalidade Wi-Fi com a nova tecnologia mesh. O mesh Wi-Fi é altamente indicado para jogadores casuais e outras aplicações multimédia, como streaming de música e vídeo, por oferecer Internet sem fios de alta velocidade em toda a casa.

A solução (ideal) para longas distâncias

Devolo

O powerline oferece inúmeras vantagens quando comparado com soluções baseadas somente em Wi-Fi, sobretudo face aos repetidores de sinal. Isto devido ao facto de longas distâncias em relação ao router, paredes grossas, aquecimento embutido ou tetos de betão reforçados. Todos estes elementos podem desacelerar o sinal Wi-Fi.

Por outro lado, a tecnologia powerline supera facilmente o problema das longas distâncias. Aqui oferecendo uma ligação à Internet com elevada estabilidade de transmissão a partir de qualquer tomada.

Por fim, vê a análise 4gnews aos equipamentos Devolo Mesh WiFi 2, uma das soluções mais competentes para garantir o melhor sinal possível em toda a casa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com