4 bons smartphones compactos disponíveis em Portugal

Mónica Marques
Comentar

Os smartphones compactos não gozam de muita popularidade devido aos ecrãs mais pequenos com que estão equipados.

Mas se te consegues adaptar a um ecrã de até seis polegadas, então estes quatro modelos são boas opções de compra.

1. Apple iPhone 13 mini

iPhone 13 mini
O iPhone 13 mini tem as mesmas especificações que o iPhone 13 Crédito@Apple

Graças às moldura finas e ao design plano, o ecrã de 5,4 polegadas parece maior e, nesse sntido, tens o melhor de dois mundos: um modelo compacto com um ecrã que não causa tanto desconforto.

Por outro lado, as especificações deste modelo são também bons argumentos de compra. Inclui o processador A15 Bionic, proprietário da marca, que também está incluído no seu "irmão mais velho" iPhone 13, assim como está disponível exatamente nas mesmas capacidades de armazenamento de 128, 256 e 512 GB.

Para os adeptos de fotografia, este modelo inclui os mesmos sensores de 12 megapixéis que o modelo base têm. Outra das vantagens é que o preço do iPhone 13 mini começa nos 829 euros enquanto que o iPhone 13 rem um custo a partir dos 929 euros.

2. Apple iPhone SE

iPhone SE
O iPhone SE é o modelo mais acessível da Apple Credito@Apple

Este ano, a Apple lançou uma nova versão do seu modelo acessível iPhone SE. Ainda que o terminal tenha herdado o design datado do iPhone 8, o seu interior está completamente atualizado, ao abrigar o chip A15 Bionic da gareção 13 do smartphone da Apple.

Tendo em conta que é provável que tanto o iPhone 14 como o iPhone 14 Max cheguem equipados exatamente com o mesmo processador, o modelo SE 2022 é um terminal à prova de futuro.

O ecrã de 4,7 polegadas obriga a algum esforço, mas este também não é um smartphone para lidar com algumas tarefas que exijam um ecrã maior. Disponível nas capacidades 64, 128 e 256 GB, tem um custo atrativo a começar nos 529 euros.

3. Samsung Galaxy S22

Samsung Galaxy S22
O Samsung Galaxy S22 tem um ecrã de 6,1 polegadas Crédito@Samsung

O Galaxy S22 é parte integrante da série topo de gama da Samsung, logo as especificações que inclui são bons argumentos de compra. Vejamos o chip Exynos 2200, proprietário da marca, está incluído e emparelhado com 8 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno.

O Galaxy S22 conta com uma configuração de câmara tripla com um sensor primário de 50 megapixéis, um ultrawide de 12 megapixéis e ainda um sensor telefoto de 10 megapixéis e com um zoom ótico de 3x.

O ecrã de 6,1 polegadas é o maior aqui presente e fornece uma taxa de atualização de 120 Hz. O preço começa nos 789,90 euros, o que o torna mais acessível que o iPhone 13 mini.

4. Asus Zenfone 8

Asus Zenfone 8
O Asus Zenfone 8 tem de até 16 GB de memória RAM Crédito@Asus

Pode não ser o exemplo mais famoso de smartphone compacto, mas o Zenfone 8 da Asus cumpre com todos os requisitos para ser um dos melhores nesta categoria.

O ecrã tem 5,9 polegadas e uma taxa de atualização de 120 Hz, mas no seu interior "esconde" o competente processador Snapdragon 888 emparelhado com de até 16 de RAM LPDDR5 e de até 256 GB de armazenamento interno.

Conta com uma bateria razoável de 4.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 30 watts. Mas qual é o seu melhor argumento de compra? O preço. O Zenfone 8 tem um custo que começa nos 579 euros.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.