4 bons smartphones compactos disponíveis em Portugal

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Os smartphones compactos não gozam de muita popularidade devido aos ecrãs mais pequenos com que estão equipados.

Mas se te consegues adaptar a um ecrã de até seis polegadas, então estes quatro modelos são boas opções de compra.

1. Apple iPhone 13 mini

iPhone 13 mini
O iPhone 13 mini tem as mesmas especificações que o iPhone 13 Crédito@Apple

Graças às moldura finas e ao design plano, o ecrã de 5,4 polegadas parece maior e, nesse sntido, tens o melhor de dois mundos: um modelo compacto com um ecrã que não causa tanto desconforto.

Por outro lado, as especificações deste modelo são também bons argumentos de compra. Inclui o processador A15 Bionic, proprietário da marca, que também está incluído no seu "irmão mais velho" iPhone 13, assim como está disponível exatamente nas mesmas capacidades de armazenamento de 128, 256 e 512 GB.

Para os adeptos de fotografia, este modelo inclui os mesmos sensores de 12 megapixéis que o modelo base têm. Outra das vantagens é que o preço do iPhone 13 mini começa nos 829 euros enquanto que o iPhone 13 rem um custo a partir dos 929 euros.

2. Apple iPhone SE

iPhone SE
O iPhone SE é o modelo mais acessível da Apple Credito@Apple

Este ano, a Apple lançou uma nova versão do seu modelo acessível iPhone SE. Ainda que o terminal tenha herdado o design datado do iPhone 8, o seu interior está completamente atualizado, ao abrigar o chip A15 Bionic da gareção 13 do smartphone da Apple.

Tendo em conta que é provável que tanto o iPhone 14 como o iPhone 14 Max cheguem equipados exatamente com o mesmo processador, o modelo SE 2022 é um terminal à prova de futuro.

O ecrã de 4,7 polegadas obriga a algum esforço, mas este também não é um smartphone para lidar com algumas tarefas que exijam um ecrã maior. Disponível nas capacidades 64, 128 e 256 GB, tem um custo atrativo a começar nos 529 euros.

3. Samsung Galaxy S22

Samsung Galaxy S22
O Samsung Galaxy S22 tem um ecrã de 6,1 polegadas Crédito@Samsung

O Galaxy S22 é parte integrante da série topo de gama da Samsung, logo as especificações que inclui são bons argumentos de compra. Vejamos o chip Exynos 2200, proprietário da marca, está incluído e emparelhado com 8 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno.

O Galaxy S22 conta com uma configuração de câmara tripla com um sensor primário de 50 megapixéis, um ultrawide de 12 megapixéis e ainda um sensor telefoto de 10 megapixéis e com um zoom ótico de 3x.

O ecrã de 6,1 polegadas é o maior aqui presente e fornece uma taxa de atualização de 120 Hz. O preço começa nos 789,90 euros, o que o torna mais acessível que o iPhone 13 mini.

4. Asus Zenfone 8

Asus Zenfone 8
O Asus Zenfone 8 tem de até 16 GB de memória RAM Crédito@Asus

Pode não ser o exemplo mais famoso de smartphone compacto, mas o Zenfone 8 da Asus cumpre com todos os requisitos para ser um dos melhores nesta categoria.

O ecrã tem 5,9 polegadas e uma taxa de atualização de 120 Hz, mas no seu interior "esconde" o competente processador Snapdragon 888 emparelhado com de até 16 de RAM LPDDR5 e de até 256 GB de armazenamento interno.

Conta com uma bateria razoável de 4.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 30 watts. Mas qual é o seu melhor argumento de compra? O preço. O Zenfone 8 tem um custo que começa nos 579 euros.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt