O ano de 2024 já vai “longo” e, como tal, começa a crescer a curiosidade em ver o que 2025 nos reserva, em termos de lançamentos tecnológicos. Sendo assim, com base nas sugestões da Gizmochina, selecionamos 3 telemóveis dobráveis a ter em conta no próximo ano.
1. Huawei Mate X6
Depois da Huawei ter feito história, ao lançar o primeiro smartphone tridobrável da história, há outro dobrável que está a caminho. Trata-se do Huawei Mate X6, que, ao que tudo indica, chegará ao mercado global já em 2025.
Neste momento, ainda não há grandes informações sobre o telemóvel em questão. Apenas sabemos, segundo Digital Chat Station, vazador de informações muito conhecido, que a cadeia de suprimentos está a aumentar cada vez mais.
Espera-se que seja lançado no último trimestre de 2025 e, depois de todo o “buzz” à volta do Huawei Mate XT, as expectativas estão bem altas para conhecer o Mate X6.
2. Samsung Galaxy Z Fold 7
Como não poderia deixar de ser, outro telemóvel que também deverá sair em 2025 é o Galaxy Z Fold 7 da Samsung. Efetivamente, olhando para o lançamento recente do Z Fold 6, há alguns pontos que gostaríamos de ver melhorados.
Desde já, a bateria, que já há algumas gerações assenta nos 4.400 mAh. Seria bom ver aqui um aumento, a somar a um crescimento da taxa de carregamento. Face a outros topos de gama, 25 W é um valor que gostaríamos de ver aumentado.
A somar a isso, também a câmara poderia dar um “salto”. Apesar de ser possível gravar vídeos a 8K, seria interessante ver um sensor principal que tivesse mais do que os 50 MP do Galaxy Fold 6. Também o processador, possivelmente, será atualizado para o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 4 (agora Snapdragon 8 Elite).
Se seguir as pisadas da geração anterior, o Galaxy Z Fold 7 sairá em setembro de 2025.
3. Vivo X Fold 4
Por fim, outro telemóvel que também nos gera alguma curiosidade é o Vivo X Fold 4. De acordo com o relatório recente da Gizmochina, foi, recentemente, encontrada um número de modelo “V2429” referente a este smartphone dobrável.
Ao que tudo indica, será um dos primeiros dobráveis no mundo a contar com o Snapdragon 8 Elite, o que é sempre um aspeto aliciante. À luz do que refere a mesma fonte, deverá ter uma câmara circular traseira, com sensor principal de 50 MP e uma lente telefoto periscópica.
Em termos de bateria, esta deverá ser de silício e com uma grande célula de 6.000 mAh, um valor bastante apelativo. Para já, também sabemos que é esperada uma resistência à água IPX8 e um peso total de 21 gramas.
O telemóvel deverá ser revelado no início de 2025, muito possivelmente, no primeiro trimestre.