O mais recente smartphone Android de gama média da fabricante chinesa liderada por Lei Jun é o Xiaomi 12 Lite. Apresentado a 9 de julho de 2022, o telemóvel chegará ao mercado no decurso das próximas semanas, com distribuição na Europa. Em breve chegará também a Portugal em data ainda por definir e com um preço a oscilar entre os 450 €.
Em seguida destacamos três aspetos cruciais do novo telemóvel Xiaomi até 500 euros. Traços que o distinguem e que podem ser decisivos na hora de comprar um novo telemóvel em 2022. Estas considerações, contudo, não excluem a necessidade de testar o smartphone na vida real e aferir aí a sua prestação.
1. Ecrã AMOLED até 120 Hz no Xiaomi 12 Lite
A quem procura um smartphone fino (7,3 mm) e leve (173 gramas) com ecrã de boa qualidade, apontamos o novo Xiaomi 12 Lite pela sua ficha técnica. Temos, com efeito, um ecrã AMOLED de 6,55 polegadas de diagonal com resolução Full-HD+ (1080 x 2400p).
Este dispositivo apresenta um ecrã com alta taxa de atualização até 120 Hz para garantir uma apresentação fluída dos conteúdos. Em 2022 este é um dos traços ou quesitos a que deves prestar atenção na hora de comprar um novo telemóvel uma vez que infere diretamente na qualidade e experiência de utilização.
Importa ainda destacar as demais caraterísticas deste ecrã como o seu brilho máximo de 950 nits (pico). Isto garante que a sua utilização ao ar livre não será um problema, mesmo que existam ecrãs mais brilhantes no mercado. Perante este valor de 950 nits avaliamos um ecrã como muito satisfatório para utilizar em qualquer cenário de iluminação.
Mais ainda, aponta-se a certificação Dolby Vision e HDR10+ como garantes da qualidade visual. Isto é, podes ver os teus filmes e séries com bom intervalo dinâmico de cores. Terás sombras com detalhes e áreas de maior luminosidade com pormenores.
Por fim, temos a proteção conferida pelo vidro Corning Gorilla Glass 5 que, longe de ser o melhor tipo de vidro da Corning (o Victus+), garante já uma muito boa proteção contra riscos e quebras.
2. Processador Snapdragon 778G 5G com a MIUI 13 e Android 12
A tríade de fatores que promete uma ótima experiência de utilização. Temos um processador da Qualcomm com litografia a 6 nm para melhor desempenho e eficiência energética, bem como a MIUI 13 da Xiaomi mais otimizada e o próprio Android 12 da Google.
A isto somam 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno (UFS 2.2), além de 6 GB ou 8 GB de memória RAM. Estes são os ingredientes com capacidade para entregar um desempenho fluído ao dispositivo móvel, sobretudo na versão de topo.
Todavia, o destaque tem que ir para o processador Snapdragon 778G 5G com uma frequência máxima de 2,4 GHz. Temos ainda a gráfica Adreno 642L para garantir um bom a muito bom desempenho em cenários de jogo.
3. Câmara fotográfica tripla de 108 MP + 8 MP + 2 MP
O Xiaomi 12 Lite apresenta uma configuração de câmara fotográfica tripla para dar resposta aos mais variados cenários que possamos querer captar e guardar. Assim sendo, temos uma câmara de 108 MP (grande angular) + 8 MP (ultra grande angular) + 2 MP (macro) com flash LED.
Por outro lado, temos também uma câmara de 32 MP na parte frontal para as selfies. Para além disso, a câmara principal pode gravar vídeo até 4K a 30 fps. Já a câmara frontal pode captar vídeo a 1080p (Full-HD) a 30 fps.
Podemos ainda destacar o carregamento rápido a 67 W com carregador incluído, capaz de carregar 50% da bateria em 13 minutos. Por fim, este telemóvel Xiaomi 12 Lite poderá ser adquirido em Preto, verde-claro, bem como em rosa-claro.
Aguardamos pelos detalhes da sua disponibilidade e preços em Portugal, com as versões internacionais a oscilar entre os 450 euros até aos 500 euros. Aguardamos agora pelo anúncio oficial da Xiaomi Portugal.
Editores 4gnews recomendam: