Elon Musk desiste da compra milionária da rede social Twitter

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Foi em abril passado que o mundo financeiro e das redes sociais entraram em reboliço com o anúncio da compra do Twiiter por Elon Musk. Os valores acordados envolviam quantias milionárias, em rigor, 44 mil milhões de dólares.

Agora, após algumas dúvidas do próprio Musk, o fundador da Tesla cancelou a aquisição do Twitter. Para este desfecho contribuiu a pouca abertura do Twitter para explicar a combater o fenómeno dos bots presentes da rede social.

Elon Musk acusa Twitter da prestação de informação enganosa

Foi em comunicado à entidade reguladora dos mercados financeiros americana que Elon Musk confirmou a desistência da aquisição do Twitter. Deste modo, o milionário encerra um capítulo que muito deu que falar nos últimos meses.

No comunicado, Elon Musk faz sérias acusações à rede social para justificar o recuo neste negócio. São citadas "violações materiais de várias disposições" e ainda "representações falsas e enganosas" da parte dos responsáveis pelo Twitter.

Elon Musk acusa ainda o Twitter de não cumprir com obrigações contratuais inerentes ao acordo de aquisição desta rede social. Por outras palavras, o empresário deita para a rede social as culpas por este desfecho.

Relembro que a polémica estalou quando Elon Musk solicitou informações detalhadas acerca da presença de bots no Twitter. Falamos de contas fantasma e / ou de spam que constituem um flagelo de desinformação por toda a rede social.

Aparentemente, os responsáveis pelo Twitter mostraram pouca abertura para discutir o problema e isso deixou Musk de pé atrás no negócio. Face à constante rejeição de discutir / resolve este flagelo, o negócio foi suspenso até que tudo estivesse resolvido.

Sabemos agora que as preocupações de Elon Musk não foram resolvidas. O resultado é o cancelamento do acordo de aquisição que Musk e a administração do Twitter haviam celebrado em abril.

Twitter quer recorrer à justiça após esta decisão

Obviamente que a decisão tomada por Elon Musk deixou os responsáveis pelo Twitter insatisfeitos. Através da rede social, Bret Taylor afirma que a empresa procurará soluções judiciais para resolver este problema.

É intenção da administração do Twitter concluir o processo de venda da rede social nos termos e valores acordados em abril. Com efeito, estão já a ponderar recorrer aos tribunais para que esse objetivo seja alcançado.

Caso Elon Musk não apresente justificações credíveis para o cancelamento do negócio, o Twitter quer ativar a cláusula de rompimento do contrato no valor de mil milhões de dólares. Valor que o empresário certamente irá combater junto das instâncias competentes.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi 12S Ultra: a verdade exposta em vídeo pelo youtuber MKBHD
  • Realme GT 2 Master Explorer vai envergonhar a Apple e Samsung
  • NOS afirma-se perante a Vodafone e MEO com hub 5G em Lisboa
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.