Wonder Woman: muita química sem qualquer nexo

Margarida Moura
Margarida Moura
Tempo de leitura: 3 min.

O filme " Wonder Woman" começa na ilha paradisíaca das Amazonas (Themyscira), uma tribo mítica de guerreiras que foram enviadas para a Terra por Zeus para proteger os humanos dos seus impulsos mais imprudentes e básicos.

Quando Steve Trevor (Chris Pine) um espião americano invade Themyscira acidentalmente para fugir aos soldados alemães da primeira guerra mundial, não esperava que o seguissem e o combate acaba por se desenvolver na ilha que até lá foi pacifica.

O elenco de Wonder Woman

Diana, a princesa de Themyscira (Gal Gadot) em conjunto com Steve Trevor (Chris Pine) abandonam a ilha para ajudar o espião americano a entregar um caderno à "British intelligence" pertencente à Dra. Poison. E como esse nome indica, esse livro continha uma fórmula para um novo tipo de gás que podia matar qualquer um que fosse exposto a esse químico. Ao ser de hidrogénio em vez de enxofre, as mascaras de gás seriam inúteis contra essa nova arma que mataria milhões.

A arma química em Wonder Woman

Apesar de o filme ser de fantasia, os detalhes sobre a nova arma/gás são bastante específicos e por isso colocamos esta questão : Será que esta fórmula tem alguma veracidade? " mustard gas" é uma arma terrível por isso não precisa que a tornem mais potente, mas se fosses um químico com a intenção de destruir as forças armadas, não substituirias o " mustard gas" por hidrogénio, já saberias que esse gás contém esse elemento.

Aliás esse gás criava uma reacção tardia, horas após a exposição, os soldados começavam a vomitar e grandes bolhas começavam a formar-se no corpo e se o inalassem, o revestimento dos seus pulmões eventualmente desaparecia. Tanto a recuperação como a morte era bastante lenta o que era agonizante. A título de curiosidade, Adolf Hitler tendo combatido na Primeira Guerra Mundial, foi vítima de um ataque com este gás em 1918.

Segundo Raychelle Burks, professor de química de St. Edward’s University, o filme consegue retratar o importante papel da Química na 1ª Guerra Mundial. Apesar de o vilão ter um lado humano, a corrida contra o tempo teve lugar no laboratório. Nesse aspecto, conseguiram capturar a essência da Grande Guerra como uma guerra moderna onde a Química desempenhou um papel fulcral.

Vê ainda: Vodafone altera tarifários de internet fixa e pratica preços irrisórios

Fritz Haber, o verdadeiro Dr. Poison foi um químico alemão que ganhou o Prémio Nobel pela produção em grande escala de fertilizantes. Fritz também liderou o programa de armas químicas da Alemanha e criou uma arma química durante a Primeira Guerra Mundial, não com "mustard gás" mas com cloro. Com a ajuda do vento, num dia de primavera em 1915 os alemães espalharam o gás de cloro e mataram mais de 1.100 soldados, escreveu Sarah Everts em Chemical & Engineering New.

A Química em Wonder Woman

O filme "Wonder Woman" revela as consequências das armas químicas e a atmosfera de terror que se instala quando os alemães bombardeiam uma aldeia com "mustard gas".

Uma névoa laranja flutua na aldeia enquanto a princesa Diane o atravessa. Encontrando corpos dispersos, outrora iluminados pela conquista e vitória de Diana face aos alemães.

Como é que uma pequena molécula pode criar tanta destruição? e mesmo a poderosa deusa e filha de Zeus não tinha como vencer esta arma química.

"Wonder Woman" é um filme de super heróis do universo DC mas mesmo sendo previsível a vitória de Diane face ao Deus Ares, esta não foi suficiente para impedir a atmosfera nostálgica que se foi sentindo lentamente na sala de cinema. Pois, as armas químicas continuam a ser usadas actualmente e a vitória revela-se inútil e supérflua, algo que os cineastas pretenderam transmitir. Afinal, os humanos vão encontrar novos meios e formas de se destruírem, mas Diane permitiu-nos escapar para um mundo imaginário e fazer-nos acreditar que ainda há esperança e que podemos assim travar este lamentável destino.

E tu, já viste o filme? O que achaste da Wonder Woman?

Outros assuntos relevantes:

OnePlus sai em defesa do design do novo OnePlus 5

Será que o novo Xiaomi Mi Mix 2 irá chegar com um ecrã curvo?

Assassin’s Creed Origins já tem capa e data de lançamento!