Youtube vai dar-te mais controlo sobre os vídeos recomendados

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O Youtube está a fazer mais para te colocar no “lugar do condutor” do seu “carro”. A Google anunciou as mudanças em que te quer dar não só mais controlo sobre aquilo que aparece na tua página inicial, mas também nas sugestões do que ver “a seguir”.

Numa publicação no seu blogue, foram divulgadas três mudanças que começarão a chegar aos utilizadores nos próximos dias. A partir de agora vais poder explorar tópicos, remover sugestões de canais que não queres ver, e perceber por que razão um vídeo é sugerido para ti.

Tópicos e vídeos relacionados na tua Página Inicial e vídeos “A Seguir”

A ideia desta mudança é que possas explorar tópicos e vídeos relacionados com o que estás a ver de forma mais fácil. Os exemplos são inúmeros, e podem ir desde tópicos como “cozedura” (de alimentos), ou o teu género musical favorito (ex: Indie Rock).

Estas são opções baseadas nas tuas sugestões personalizadas já existentes, e devem ajudar-te a encontrar o teu conteúdo preferido mais facilmente. Podem ser vídeos relacionados com o que estás a ver, publicados pelo mesmo canal, ou outros tópicos que poderão ser do teu interesse.

Remover sugestões de canais que não queres ver

O Youtube quer dar-te mais controlo para quando falha numa sugestão. Seja na Página Inicial ou em “A Seguir”, tocando nos três pontos ao lado do título do vídeo, vai passar a trazer-te a opção “não recomendar canal”. A ideia é que a partir daqui deixes de ver conteúdo desta fonte.

Continuarás a ver vídeos do canal em questão se o subscreveres ou pesquisares por ele. Esta é uma funcionalidade que a Google afirma que ficará disponível para Android e iOS durante as próximas horas.

O porquê de um vídeo te ser sugerido

Por vezes o Youtube sugere-te vídeos que outros utilizadores com interesses semelhantes aos teus viram ou gostaram. A partir de agora, a plataforma vai fornecer uma mensagem por baixo desse vídeo em que te explica o porquê destes vídeos te aparecem na página inicial.

As novas funcionalidades parecem bastante prometedoras, no entanto tudo vai ter de serem experienciadas na utilização real. As sugestões do Youtube nem sempre nos agradam, e esperemos que estas novas medidas ajudem a aprimorar o conteúdo que queremos ver.

Editores 4gnews recomendam:

  • Youtube prepara-se para mudar o local dos comentários
  • YouTube vai revolucionar criando anúncios interativos com Realidade Aumentada
  • Youtube Music e Youtube Premium já têm desconto para estudantes em Portugal
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.