YouTube "Shorts" poderá ser a resposta desesperada da Google ao TikTok

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Já não é novidade para ninguém que a Google tem os olhos postos no TikTok, especialmente desde que a aplicação chinesa se tornou uma das mais descarregadas a nível global. Não há muito tempo, falou-se na possibilidade da Google adquirir a aplicação Firework, uma "pseudo" rival do TikTok, o que acabou por não se confirmar.

Agora, novas informações revelam que o YouTube estará a planear o lançamento de uma nova secção chamada "Shorts". Ao que parece, será integrada dentro da aplicação principal e irá apresentar um feed de vídeos de curta duração, semelhante ao que temos na TikTok.

YouTube Shorts poderá ser a melhor hipótese de fazer frente ao crescimento do TikTok

Já várias as situações em que empresas norte-americanas tentaram afetar o crescimento do TikTok fora do mercado chinês, mas acabaram sempre por falhar, acabando por desaparecer.

Agora, a Google poderá ter nas suas mãos a melhor chance de fazer frente à aplicação chinesa. Parece pouco provável que o YouTube Shorts venha a conseguir ultrapassar o TikTok em termos de visualizações, mas esse poderá não ser o objetivo principal.

Ainda que o YouTube tenha uma plataforma muito diferente do TikTok, acabaram por ver os seus números afetados pela popularidade da aplicação chinesa. Por isso, a aposta numa secção que apresente o mesmo formato poderá ajudar a voltar a equilibrar a balança.

Um dos pontos fortes que o YouTube Shorts poderá ter é o facto de, poder tirar proveito da enorme biblioteca de música licenciada já disponível. Desta forma, os utilizadores terão muito por onde escolher, quando precisarem de encontrar uma "música de fundo" para os seus vídeos.

Infelizmente, ainda não existem informações detalhadas como irá funcionar esta nova secção do YouTube, ou até mesmo o tipo de funcionalidades que irá oferecer aos utilizadores. Para já, sabemos apenas que deverá ser lançada durante este ano.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple Music vai permitir partilha direta com Facebook e Instagram Stories
  • Instagram terá nova funcionalidade para limitar "conteúdos sensíveis"
  • Em breve vais poder publicar Stories do Snapchat noutras apps
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.