YouTube quer competir com Spotify e Apple e está a "olhar para o futuro" dos podcasts

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

De acordo com notícias agora divulgadas, o YouTube está a planear disponibilizar toda uma nova área dedicada aos podcasts.

A informação foi retirada de um documento do próprio YouTube intitulado "Olhar para o Futuro" e apresenta a estratégia para a plataforma enfrentar diretamente os gigantes Spotify e Apple.

YouTube pode disponibilizar uma nova área dedicada aos podcasts

Aparentemente, o YouTube está a planear disponibilizar uma nova página de conteúdos dedicada aos podcasts. A informação está a ser avançada pelo site PodNews que teve acesso a um documento de 84 páginas, intitulado "Olhar para o Futuro", que descreve os planos da plataforma para esta nova área de conteúdos e que se destina a todos os editores de podcasts.

O site PodNews não revelou toda a informação constante do documento, infelizmente, mas espera-se que a nova página tenha um design semelhante ao da página inicial da plataforma. O documento sugere também que a nova área de conteúdos será disponibilizada no URL youtube.com/podcasts que, neste momento, está desativada.

É também sugerido que a nova área vai ter o mesmo funcionamento de pesquisa que a plataforma oferece atualmente aos utilizadores. Aliás, é avançado que o YouTube estará agora a trabalhar em formas fáceis e simples de carregar os podcasts nesta nova área.

A confirmarem-se estas informações, o YouTube irá competir diretamente com os gigantes Spotify e Apple que têm nas suas plataformas digitais áreas dedicadas a este tipo de conteúdo e que têm registado um sucesso considerável junto dos utilizadores.

YouTube está a atualizar métricas de dados para darem prioridade ao áudio

O YouTube parece estar mesmo apostado em investir tempo e recursos nesta nova área. As novas informações dão também conta de que a plataforma digital está a atualizar as suas métricas de dados para que estas dêem prioridade ao áudio. Tudo para facilitar a pesquisa de podcasts na plataforma.

Por sua vez, também o Spotify está a otimizar os seus recursos para a área de podcasts. Novos rumores indicam que a plataforma de streaming está a desenvolver um novo "feed de notícias áudio" que vem facilitar a pesquisa de podcasts na sua aplicação.

Espera-se que o novo feed tenha um layout vertical, a lembrar o da rede social TikTok, que mostrará pequenos excertos de podcasts de que o utilizador poderá gostar. Segundo os mesmos rumores, para efetuar esta alteração, o Sportify está a recorrer à tecnologia da Podz, empresa que adquiriu no passado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple lança iOS 15.4.1 no iPhone para resolver um problema grave
  • Apple tem boas notícias para os utilizadores de Netflix e Spotify
  • WhatsApp melhora finalmente esta função útil na app de mensagens
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt