Os subscritores da versão premium do YouTube têm novas funcionalidades e experiências associadas aos conteúdos disponibilizadas neste serviço de vídeo e música da Google.
As novidades acabam de ser apresentadas pelo Diretor e Gestor de Produto do YouTube Premium, Jack Greenberg, num post no blog do próprio serviço, no qual descreve as novidades acabadas de disponibilizar ao nível dos programas de criadores, vídeos de música e podcasts.
O anúncio contempla novas funcionalidades experimentais, uma parceria com o Google One, novos controlos na reprodução e funcionalidades no armazenamento de vídeos.
Cinco novas experiências
O post do responsável do YouTube Premium começa por descrever as novas cinco funcionalidades experimentais, limitadas no tempo, que os utilizadores podem usar “de uma só vez”:
• Áudio de alta qualidade - disponibilização de áudio a 256 kbps nos vídeos de música;
• Picture-in-Picture – na App para iOS passa a ser possível reproduzir os Shorts enquanto se navega noutras aplicações, ou se verificam mensagens;
• Downloads inteligentes - Também para as curtas reproduzidas na App de iOS, permite que as Shorts recomendadas sejam selecionadas e transferidas automaticamente para visualização offline.
• “Saltar para a frente” na Web – a versão Web do serviço passa a permitir avançar facilmente para as melhores partes de um vídeo, tal como já foi possível fazer nos dispositivos móveis;
• Reprodução mais rápida - as visualizações passam a poder ser feitas com velocidades até 4x nos dispositivos móveis.
Outras soluções ‘inteligentes’
As novidades anunciadas pela Google para o YouTube incluem ainda soluções de armazenamento e funcionalidades ‘inteligentes’ para o serviço, embora nem todas estejam já disponíveis em todos os países.
A empresa fala de um ‘pacote’ YouTube Premium + Google One com 2TB de armazenamento na Cloud, a preços promocionais, mas é um serviço que está apenas disponível nos EUA.
A empresa está também a preparar o alargamento da funcionalidade ‘Ask Music’ aos subscritores com dispositivos Android no Reino Unido e na Irlanda, permitindo assim que solicitem um determinado tipo de música para receberem estações de rádio personalizadas.
Por fim, as novidades agora apresentadas para o YouTube Premium passam ainda pela disponibilização no iOS da ferramenta de conversação por IA, que responde a questões colocadas pelo utilizador sobre o vídeo que está a reproduzir, fornecendo conteúdos relacionados.