Youtube para Android TV testa uma novidade que os utilizadores não vão gostar

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Conforme o testemunho da publicação 9to5 Google, a aplicação do Youtube para Android TV está a testar uma nova funcionalidade. Esta fará com que as pré-visualizações dos vídeos presentes na plataforma iniciem-se automaticamente e com som.

Quer isto dizer que enquanto navegas pela tua página de sugestões ou pelas tuas subscrições, estarás sujeito a que esses vídeos comecem a sua reprodução, mesmo sem o desejares. Algo que poderá tornar-se incomodativo, em especial se tiveres o som da televisão demasiado alto.

Pré-visualizações dos vídeos no Youtube iniciam-se automaticamente e com som

A fonte aponta para o facto de esta novidade estar ainda em fase de teste junto de alguns utilizadores. Ao que tudo indica, tal está relacionado com a conta do utilizador e não com o dispositivo que o mesmo detém.

Os que já se depararam com esta funcionalidade dão-nos mais detalhes sobre o funcionamento desta controversa novidade. A auto-reprodução dos vídeos vem habilitada por defeito e acontece apenas com dás destaque a algum durante cerca de três segundos.

Significa que, se por algum motivo, parares numa pré-visualização para fazer outra tarefa, esse começará a ser reproduzido, e com som, mesmo sem que tenhas a intenção. De certo modo, o algoritmo irá interpretar que estás interessado em saber o que aquele vídeo oferece.

As pré-visualizações são um comportamento tradicional da versão do Youtube para desktop ou mobile, porém, aqui surgem num formato de slide e sem som. No Android TV, contudo, o som fará parte da amostra desse conteúdo.

Importa notar que a pré-visualização continuará a ser preenchida com partes aleatórias e não seguindo a cronologia do vídeo. Felizmente para quem não se sente confortável com esta alteração, é possível revogá-la nas definições.

Como desativar a reprodução automática de vídeos no Youtube para Android TV

Como já mencionado, a Google opta por habilitar esta funcionalidade por defeito na conta dos seus utilizadores. Todavia, é possível reverter esse comportamento através das definições da plataforma.

A imagem acima demonstra que a auto-reprodução dos vídeos pode ser revertida no separador "Pré-visualizações com som" nas Definições. Uma vez lá, só terás de selecionar "Não" para deixares de ser importunado com barulhos inesperados.

Devido ao carácter de teste desta opção, é possível que a Google abandone a ideia. Até isso acontecer, é importante estares informado deste comportamento para não seres apanhado desprevenido.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android TV recebe novo método para instalação de aplicações remotamente
  • Smartphone Realme com carregamento rápido de 125W? Sim, o próximo GT 2 Pro
  • Xiaomi 12 pode chegar já a 16 de dezembro
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.