Youtube castiga novamente utilizadores com bloqueadores de anúncios

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Youtube e os bloqueadores de anúncios não se têm dado muito bem nos últimos meses. A Google tem lançado várias limitações para utilizadores que usam estas ferramentas e lança agora mais um castigo para quem ainda o faz.

Vídeos no Youtube vão diretamente para o fim para quem usa bloqueadores de anúncios

De acordo com vários relatos nas redes sociais, os vídeos do Youtube estão, inesperadamente, a passar para fim. Um comportamento que frustra qualquer utilizador e que o impele a tentar perceber se o problema é geral ou não.

No Reddit podes ver a publicação de um utilizador a documentar este problema. Após o início do vídeo, ele salta imediatamente para o final, sem que o utilizador possa ver qualquer parte desse conteúdo.

Youtube
Imagem gerada pela IA Microsoft Designer

O mesmo acontece quando ele carrega no botão para repetir o vídeo. Quando ele tenta iniciar a reprodução do mesmo a meio, este fica preso num carregamento interminável.

Importa notar que isto acontece enquanto ele tem o bloqueador de anúncios ativo, neste caso o AdBlock Plus. Quando ele desativa esta ferramenta, o vídeo é reproduzido normalmente.

Após o seu relato na plataforma, foram vários os utilizadores a fazer ecoar o seu relato. Testemunhos que se espalham por outras redes sociais, o que demonstra que este é um fenómeno bastante disperso.

Pelas razões já mencionadas, tudo indica que esta é mais uma forma de o Youtube castigar aqueles que ainda usam bloqueadores de anúncios. Algo que ela pretende mudar ao diminuir a experiência de utilização.

Todavia, não podemos excluir totalmente a hipótese de se tratar de um problema alheio ao Youtube. No início deste ano, o AdBlock teve um problema que fez com que os vídeos carregassem lentamente.

Youtube a sua caça aos bloqueadores de anúncios

O ataque do Youtube aos bloqueadores de anúncios não é novidade. Tudo começou em 2023 quando a plataforma começou a exibir um aviso aos utilizadores a informar que os bloqueadores de anúncios seriam proibidos na plataforma.

Assim sendo, os utilizadores tinham duas opções: desligar o bloqueador de anúncios ou subscrever o Youtube Premium. Não obstante, foram várias as alternativas encontradas para permitir manter as publicidades fora da experiência Youtube.

O segundo passo da Google passou precisamente por bloquear essas alternativas encontradas. Aqui os utilizadores poderiam deparar-se com mensagens de erros e problemas no carregamento dos vídeos.

Não satisfeita com os resultados, temos agora este inusitado salto para o final dos vídeos. É caso para perguntar: até onde irá o Youtube para acabar com os bloqueadores de anúncios?

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.