YotaPhone, o smartphone com ecrã dos dois lados

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Já sabemos que a Rússia é o país onde as coisas estranhas acontecem. Mas nem tudo o que é estranho tem que ser obrigatoriamente mau, como é o caso deste smartphone com dois ecrãs.

Intitulado YotaPhone foi lançado hoje (dia 4), e custa 19.900 rublos (cerca de 440€). É baseado no sistema operativo Android. Montado na China a partir de componentes vindos do Japão e da Tailândia, conta com um ecrã LCD iluminado de um lado e uma ecrã de papel eletrónico que fica sempre ligada do outro.

A segunda tela (traseira) é útil para exibir mensagens de texto, informações de redes sociais, mapas, metrologia, noticias e também pode funcionar como livro electrónico.

Inicialmente o aparelho vai estar disponível apenas na Rússia, Áustria, Alemanha e Espanha, mas a Yota Devices, empresa responsável pelo fabrico do smartphone, espera vê-lo noutros territórios em 2014, como Reino Unido, Grécia, Portugal entre outros. Até ao momento, não há planos de lançá-lo nos Estados Unidos.

Algumas das especificações do Yota são as seguintes:

Android 4.2.2

Snapdragon dual-core 1.7

Ecrã tátil fontal e traseiro

Ecrã principal 4.3' 720x1280

Ecrã traseiro 4.3' 360x640

2GB memória RAM

Câmera 13 MP

Estarão os Russos na vanguarda do futuro dos telemóveis? Será esta uma invenção que vai pegar moda?

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.