Xiaomi vai lançar atualização para interface MIUI 13

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi prepara-se para lançar uma atualização para a sua mais recente interface MIUI 13, baseada no sistema operativo Android 12.

Espera-se que a atualização traga consigo mais recursos de software e uma melhoria na estabilização, mas numa primeira fase será disponibilizada apenas no mercado chinês.

Xiaomi publica lista de smartphones que não vão receber a versão Open Beta MIUI 13

No seu cronograma de lançamentos, está previsto que a Xiaomi lance uma atualização para a sua mais recente interface, MIUI 13, no segundo semestre de 2022. Apesar de não existir informação sobre uma data exata, sabe-se já que será inicialmente disponibilizada no mercado chinês, chegando depois a todas as restantes regiões.

De acordo com as informações agora divulgadas, espera-se que esta atualização inclua novos recursos de software, assim como melhorias na estabilidade do sistema.

Para já, a marca publicou no seu fórum chinês dedicado à interface quais são os smartphones que não são elegíveis para receber a versão Open Beta MIUI 13 que deverá ser disponibilizada a 18 de julho de 2022. A saber:

  • Xiaomi CC9 Pro
  • Xiaomi Mi 10
  • Xiaomi Mi 10 Pro
  • Xiaomi Mi 10 Youth Edition
  • Redmi K30
  • Redmi K30 5G
  • Redmi K30i 5G
  • Redmi K30 Pro 5G

Por norma, todos os terminais retirados do programa beta da MIUI não recebem mais atualizações do Android, ou seja, o upgrade para Android 12 será a última grande atualização de sistema operativo disponibilizada para estes dispositivos.

No entanto, também por regra recebem mais uma atualização da interface. Por outras palavras, vão ser elegíveis para um próximo upgrade da MIUI e para mais um ano de atualizações de segurança.

Xiaomi já anunciou que vai fornecer três anos de atualizações para o sistema operativo

Recorde-se que os terminais presentes na lista publicada pela Xiaomi no seu fórum foram lançados no início de 2020 e chegaram ao mercado a executar MIUI 11, baseada em Android 10. Este ano todos eles receberam a atualização para MIUI 13, baseada em Android 12.

Olhando para o histórico da Xiaomi, a marca por norma fornece dois anos de atualizações do sistema operativo e três anos de upgrade de segurança aos seus terminais de topo.

Mas a empresa chinesa já anunciou que vai passar a fornecer três anos de grandes atualizações do sistema operativo, assim como quatro anos de atualizações de segurança, à semelhança do que outras marcas concorrentes vão também passar a fazer.

Editores 4gnews recomendam:

  • 4gnews lança newsletter com principais notícias de tecnologia em Portugal
  • Xiaomi Sunglasses Pilota: os óculos de sol ideais para este verão
  • Xiaomi dá-te bons motivos para comprar os Redmi Note 11 Pro 5G
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt