Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi vai acabar com suporte ao software deste smartphone em breve

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Lançado em abril de 2020, o smartphone Redmi Note 9 pode estar a chegar ao fim da sua vida.

De acordo com os últimos rumores divulgados, a Xiaomi prepara-se para acabar com a disponibilização de suporte ao software deste terminal em breve.

Redmi Note 9 pode ter chegado ao fim da sua vida útil

Remi Note 9
O Redmi Note 9 já foi alvo de várias grandes atualizações Crédito@Xiaomi

Foi lançado em abril de 2020, mas continua a desfrutar de bastante sucesso junto dos utilizadores. Falamos do terminal Redmi Note 9 e, infelizmente, as notícias não são as melhores.

De acordo com o site Xiaomiui, a marca chinesa já não está a desenvolver compilações MIUI para o Redmi Note 9. Por outras palavras, em breve a Xiaomi via deixar de disponibilizar atualizações ao software deste terminal, levando-o assim ao fim da sua vida útil.

Quando foi lançado, o Redmi Note 9 executava a interface MIUI 11, baseada no sistema operativo Android 11. Posteriormente foi elegível para duas grandes atualizações: a MIUI 12, baseada em Android 11 e ainda MIUI 12.5 e MIUI 12.5 Enhanced Edition.

Ainda no início deste ano, a marca chinesa começou a testar a nova MIUI 13, baseada em Android 12 para este terminal e esta terá sido a última grande atualização de que será alvo. Para desgosto de alguns utilizadores, o Redmi Note 9 já não deverá receber a nova interface MIUI 14, baseada em Android 13.

Especificações Redmi Note 9

Olhemos agora para as especificações deste smartphone de entrada de gama cujo principal atrativo é, sem dúvida alguma, o seu preço abaixo dos 150 euros. Aos comandos está o processador MediaTek Helio G85 emparelhado com de até 6 GB de memória RAM e de até 128 GB de armazenamento interno.

O ecrã LCD de 6,53 polegadas fornece uma resolução de 2340x1080 pixéis enquanto a robusta bateria de 5020 mAh conta com suporte para carregamento rápido de 18 watts.

No painel traseiro, está a configuração de câmara quádrupla que conta com um sensor primário de 48 megapixéis, um ultrawide de oito megapixéis e ainda dois sensores macro e de profundidade, ambos com dois megapixéis de resolução.

Em Portugal, o Redmi Note 9A está ainda disponível para compra na Xiaomi Store Portugal por um preço bastante acessível de 129,99 euros.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt