Xiaomi prepara 'super' smartphone focado na fotografia estilo DSLR

Rui Bacelar
Comentar

Em julho de 2022 ficamos a conhecer o melhor smartphone Xiaomi que nunca poderão comprar na Europa, o Xiaomi 12S Ultra com câmaras Leica e extraordinárias caraterísticas técnicas.

Todavia, o CEO da empresa, Lei Jun, sinalizou a possibilidade de, também nós europeus, podermos ter a chance de conhecer, e possivelmente comprar, um smartphone Android de génese similar.

A propósito, temos agora conhecimento de uma nova patente submetida e registada pela Xiaomi versando sobre um sistema de câmaras que nos fará esquecer até o 12S Ultra.

É uma implementação similar a uma máquina fotográfica DSLR, com zoom ótico e objetiva capaz de se mover para ampliar uma imagem, tal como uma câmara profissional.

Poderá a Xiaomi surpreender-nos já a 4 de outubro com os Xiaomi 12T?

Xiaomi 12T series, Redmi Pad & TWS launching on 4 October, 2022 globally.#Xiaomi #Xiaomi12T #Xiaomi12TPro #RedmiPad pic.twitter.com/x1hVbSX6UR

— Abhishek Yadav (@yabhishekhd) 26 de setembro de 2022

A patente submetida pela gigante chinesa mostra-nos um sistema de câmara fotográfica que suporta não só vários sensores e respetivas objetivas, como também uma objetiva central expansível. Isto é, uma câmara com capacidade para aproximar e afastar, para ampliação ótica da imagem, tal como uma DSLR.

As informações foram avançadas primeiramente pela publicação Xiaomiui, com base nos detalhes fornecidos pelo leaker Digital Chat Station à supracitada fonte.

Samsung Galaxy S4 zoom
O smartphone Samsung Galaxy S4 zoom lançado em 2013.

O sistema será mais prático e discreto do que o já implementado há vários anos pela Samsung Galaxy S4 Zoom, lançado em 2013. A mesma Samsung viria a experimentar esta fórmula noutros modelos, com pouca expressão no mercado.

Entretanto, a indústria mobile já contempla o utilizador com a possibilidade de usufruir de várias distâncias focais num mesmo smartphone. Fá-lo, contudo, através de vários módulos fotográficos com distância focal fixa na maioria das implementações.

Xiaomi prepara smartphone com câmara dotada de ampliação ótica estilo DSLR

Xiaomi Zoom
Ilustração da patente submetida pela Xiaomi para um novo smartphone estilo DSLR.

A nova patente da Xiaomi mostra-nos a presença de uma câmara fotográfica principal de maiores dimensões, sobretudo no sensor central com objetiva variável. Desse modo, poderemos ter um maior grau de ampliação ótica da imagem, tal como numa DSLR.

Importa frisar que a ênfase da Xiaomi aparenta ser no equilíbrio entre as capacidades fotográficas e de ampliação ótica da imagem, sem sacrificar a portabilidade e comodidade de uso do smartphone Android. Acima, temos a ilustração submetida pela marca junto da patente descoberta pelo leaker Digital Chat Station.

Todavia, esta imagem não refere especificações concretas para o sistema de câmaras fotográficas. É um mero exemplo do que uma aplicação prática da ideia registada pode representar, com a câmara a mover-se, ou com o sistema de óticas a mover-se.

Aguardamos agora pela concretização da patente registada pela Xiaomi

Xiaomi’s new camera patent reveals a DSLR like zoom system.#Xiaomi pic.twitter.com/6CYzs7RW3A

— Mukesh Chauhan (@mkh_mukesh_) 26 de setembro de 2022

Em suma, de momento não sabemos os contornos exatos desta nova patente submetida pela Xiaomi, mas torna-se clara a primazia da fotografia no horizonte próximo da fabricante chinesa liderada por Lei Jun.

Entretanto, ficaremos a conhecer a gama Xiaomi 12T muito em breve, que também nos deve brindar com novas capacidades para a captação de conteúdo em fotografia e vídeo.

Hey Xiaomi Fans! Thank you for all the valuable comments and questions. I felt emotionally connected to all of you when answering some of your questions about the #XiaomiFilmFestival. Hope to do this again soon. Watch until the end for a surprise. pic.twitter.com/qqXLcRot1m

— Lei Jun (@leijun) 25 de setembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@4gnews.pt