Xiaomi tem novo aspirador robot incrível que vais querer comprar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O nome? Xiaomi MIJIA Robot Vacuum-Mop 2 Pro, a não confundir com oaspirador robot Xiaomi Robot Vacuum X10+ que ficamos a conhecer em Munique. Não obstante, trata-se de um produto de topo em que a automação e comodidade são as palavras-chave.

O novo modelo de aspirador inteligente integra várias melhorias para o portefólio de aspiradores automáticos da marca. Porém, de momento o produto está apenas disponível na China, mercado onde o preço de 2 799 yuan, ou cerca de 402 euros é extraordinário.

Este é o aspirador robot Xiaomi MIJIA Robot Vacuum-Mop 2 Pro

Aspirador robot Xiaomi MIJIA Robot Vacuum-Mop 2 Pro

A chegar às lojas, no mercado doméstico, a partir do dia 12 de dezembro, este aspirador robot pode futuramente chegar também à Europa pela mão da Xiaomi. Trata-se de um modelo com navegação avançada e base de limpeza automática.

O aspirador robot Xiaomi MIJIA Robot Vacuum-Mop 2 Pro tem um sistema de navegação auxiliada pelo laser de faixa dupla. Ou seja, temos dois focos / sensores laser que emitem feixes na sua porção frontal, ajudando-o a ter uma perceção tridimensional do espaço. Em simultâneo, temos também um sistema LiDAR de laser rotativo (cúpula) para mapeamento preciso.

Navegação avançada e deteção inteligente de obstáculos

Tal como os seres humanos alcançam uma visão em profundidade graças aos dois olhos, também o robot aspirador conseguirá algo similar ao empregar dois feixes de laser no seu "rosto".

Aspirador robot Xiaomi MIJIA Robot Vacuum-Mop 2 Pro

Esta visão cruzada permite-lhe avaliar, com grande precisão, a distância dos objetos, evitar melhor os obstáculos e, desse modo, otimizar a navegação pela casa a cada nova passagem. O resultado? Uma deteção e contorno ágil de possíveis obstáculos.

Para além disso, em termos de operação, este é um dos robots aspiradores mais cómodos que poderiam encontrar no mercado. O segredo? A sua base de carga, descarga, limpeza e secagem.

Com efeito, esta base não só recarrega as baterias, como despeja o depósito dos detritos sólidos, atesta o depósito de água do aspirador, além de secar e desinfetar a sua mopa ou esfregona.

A base do aspirador robot é uma autêntica maravilha de automação

Aspirador robot Xiaomi MIJIA Robot Vacuum-Mop 2 Pro

Para tal, esta base tem a função automática de lavagem para as duas esfregonas circulares que equipam o robot. Pode ainda secar as mesmas, soprando ar quente e adicionar automaticamente detergente à solução de limpeza.

Assim, consegue desinfetar não só a mopa, como garantir que a próxima lavagem deixará a casa mais cheirosa e nas melhores condições de higiene.

O MIJIA Robot Vacuum-Mop 2 Pro tem 4 000 Pa de sucção

O MIJIA Robot Vacuum-Mop 2 Pro tem um motor de sucção potente para garantir boa aspiração. De acordo com a marca, temos um total de 4 000 Pa de sucção, com escova central dupla para levantar e agarrar melhor a sujidade espalhada pela casa.

Para além disso, o aspirador robot também levanta automaticamente as esfregonas para o ajudar a subir alguns tapetes, carpetes e ligeiros desníveis ao navegar pela casa. Temos ainda o controlo inteligente da água dispensada e reconhecimento de carpetes.

Por fim, e à semelhança dos demais aspiradores robots da marca, este produto pode ser controlado através da aplicação de companhia Xiaomi Home. Agora, resta saber se, ou quando é que a fabricante chinesa o comercializará na Europa.

De momento, contudo, as vendas terão lugar apenas na China, mas face ao reforço do portefólio da Xiaomi nos produtos para o lar, este é um bom candidato a chegar também à Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.