A Xiaomi hoje fez uma série de anúncios que gostamos muito de ouvir. Um deles tem a ver com o novo automóvel SU7 Ultra. Para a marca chinesa, o objetivo é muito simples: ser o carro elétrico mais rápido do mercado.
Escusado será dizer que a Xiaomi está a definir uma meta muito alta, mas que a própria acredita ser possível. Como o nome indica, trata-se de uma variante do já lançado Xiaomi SU7. A avaliar pelo vídeo teaser lançado pela marca, temos motivos para estar ansiosos.
De acordo com a Xiaomi Time, este supercarro elétrico vai chegar com um “rejuvenescimento” que pretende garantir melhores resultados de velocidade e de agilidade. Por isso, o carro terá dimensões diferentes, mais parecidas às de um carro de corrida.
No fundo, será mais longo, mais baixo e mais largo, por questões de aerodinâmica e estabilidade do próprio veículo. Até a cor nos deixa com “água na boca”. Em vez do azul que já conhecíamos do SU7, este amarelo puxa-nos para um imaginário de velocidade.
O carro tem lâminas de vento e asa traseira
Também podemos destacar as lâminas de vento laterais e uma asa traseira de grandes dimensões, que garantem que a Xiaomi não veio para brincadeiras. A juntar aos elementos mencionados acima, estes também ajudam a desafiar a força do vento e outros elementos atmosféricos que causem atrito.
Segundo a mesma fonte, o Xiaomi SU7 Ultra vai ter um motor incrível Xiaomi V8s, que é capaz de impulsionar perto de 1526 cavalos de potência. Por outras palavras, se calhar a Xiaomi estava mesmo a falar a sério quando disse que queria ter o carro mais veloz.
Até os travões estarão equipados com componentes que só costumamos ver em carros de corrida. Estes fazem com que seja fácil e seguro fazer travagens que, de outra forma, seriam bruscas e perigosas, por causa das velocidades altíssimas.
A velocidade máxima rondará os 350 km/h
Em termos de peso, sabemos que o automóvel vai ter cerca de 1900 quilos, o que acaba por ser menos do que alguns carros a gasolina com dimensões parecidas. Outras specs que conhecemos também nos dizem que o carro conseguirá ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 1,97 segundos.
Espera-se que a velocidade máxima vá rondar os 350 km/h, “apenas” 10 quilómetros a menos daquele que é o triplo do permitido legalmente em Portugal. É caso para se dizer que, depois do SU7 impressionar, o SU7 Ultra gera tanto ou mais espanto.
O grande objetivo da Xiaomi é usar o SU7 Ultra para competir, em 2025, contra alguns dos carros mais rápidos do mundo. Cá estaremos, ansiosamente, à espera para ver o verdadeiro potencial deste automóvel.