Xiaomi Smart Door Lock X: a nova fechadura inteligente com reconhecimento facial

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi tem um dos mais vastos portefólios de gadgets baratos e produtos inteligentes para o lar. Agora, temos outro destes gadgets, uma smart lock apelidada de Xiaomi Smart Door Lock X, ou fechadura inteligente com reconhecimento facial, uma caraterística ousada neste tipo de produtos IoT.

Tal como a maioria dos nossos smartphones Android e iOS, o reconhecimento facial é atualmente uma forma habitual de desbloquear os nossos dispositivos móveis. Todavia, a Xiaomi acredita que este mesmo método pode ser usado com segurança para entrarmos em casa, por exemplo.

Novo smart lock Xiaomi reconhece o rosto dos utilizadores "aprovados"

Xiaomi smartlock
O novo gadget Xiaomi foi agora lançado na China.

Importa notar que esta não é a primeira fechadura inteligente da Xiaomi. É, contudo, a mais avançada, robusta e high-tech com o reconhecimento facial dos utilizadores autenticados. Infelizmente, até ao momento estes produtos são um exclusivo da China.

A fechadura Xiaomi Smart Door Lock X é construída a partir de uma estrutura robusta de perfil discreto. O destaque, contudo, vai para o sistema de reconhecimento facial 3D, similar ao que encontramos nos Apple iPhone dotados do sistema Face ID.

Este sistema é composto por um projetor de pontos, uma câmara de infravermelhos, câmara RGB, sensor de luminosidade, sensor de proximidade e foco de luz infravermelha. Em síntese, uma configuração extremamente similar ao sistema empregue pela gigante de Cupertino nos seus iPhone mais recentes.

Chama-se Xiaomi Smart Door Lock X e está disponível na China

Xiaomi Smart Door Lock X
A Xiaomi Smart Door Lock X tem um avançado sistema de reconhecimento facial

Segundo a próxima fabricante, a fechadura Xiaomi Smart Door Lock X desbloqueará assim que reconhecer um rosto autenticado nas suas proximidades. No entanto, a fechadura também tem outras 7 formas de abertura para maior segurança e versatilidade.

A saber, pode desbloquear através do reconhecimento de impressão digital, palavra-passe (password), NFC, entre outros. A fechadura inteligente também é capaz de se fechar automaticamente ao reconhecer uma pessoa não autenticada nas proximidades da porta, alertando de imediato o utilizador / administrador, de acordo com a fabricante.

Note-se ainda que esta fechadura inteligente precisa de alimentação. Para tal, a Xiaomi colocou uma bateria de 6 250 mAh de capacidade, recarregável, apesar de não ter sido revelada a autonomia média desta fechadura.

Xiaomi Smart Door Lock X
O aspeto geral da nova fechadura Xiaomi Smart Door Lock X.

A Xiaomi não revelou, à data de redação deste artigo, o preço oficial da Xiaomi Smart Door Lock X. A sua disponibilidade deverá ser limitada à China até aviso em sentido contrário.

Por fim, esta Xiaomi Smart Door Lock X funciona com a aplicação Mijia para controlo e integração no ecossistema de produtos da fabricante. Note-se ainda que esta fechadura é compatível com o sistema Homekit da Apple, permitindo um controlo total através das aplicações, além de também registar os rostos não autenticados que tentem forçar a entrada.

Gostariam de ver a Xiaomi Smart Door Lock X na Europa?

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.