Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi Robot Vacuum S12 review: boa limpeza a preço justo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 11 min.

Xiaomi Robot Vacuum S12

Xiaomi Robot Vacuum S12
★★★★★5Excelente

É um dos aspiradores robot mais acessíveis no mercado e ilustra, na perfeição, a visão da Xiaomi para um lar inteligente. Pelo preço, vale bem o investimento ao acrescentar comodidade às tarefas de limpeza do lar.

Prós
  • Boa construção e design minimalista
  • Controlo fácil e intuitivo através da aplicação Xiaomi Home
  • Pode passar o chão a pano
  • Limpeza bastante eficaz - resíduos sólidos
  • Bom mapeamento e versatilidade de personalização
  • Boa autonomia de operação
  • Boa navegação e capacidade de evitar obstáculos
  • Integração no ecossistema Xiaomi
Contras
  • Função de Mopa exige mais manutenção antes e após a lavagem do chão.

A comodidade dos aspiradores robot é já sobejamente conhecida pelos portugueses, com estes auxiliares de faxina a muito contribuírem para aliviar o fardo da lide doméstica. Um destes (bons) exemplos é o Xiaomi Robot Vacuum S12, disponível em Portugal por 299 €, ou até menos consoante as promoções e campanhas em vigor.

O Robot Vacuum Mop S12 é um dos aspiradores robot mais recentes da marca, destacando-se pela sua relação qualidade / preço. É capaz de aspirar e passar o chão a pano (em simultâneo ou separadamente), com navegação inteligente e mapeamento competente.

Aspirador robot Xiaomi Robot Vacuum Mop S12

Xiaomi Robot Vacuum S12

Potência (de sucção) : até 4 000 Pa
Autonomia: até 150 m² o 110 min - bateria de 3 200 mAh
Peso: 4,8 kg
Dimensões: 350 x 94,5 mm
Controlo: botões físicos e app Xiaomi Home
Modos: aspira / lava
Escova lateral: sim (1)

Se procuram um aspirador robot com boa relação custo / benefício que possam instalar e quase esquecer, este é um candidato. Não dispensa, porém, a manutenção algo regular da sua mopa e depósito de resíduos, mas cumpre bem com a limpeza.

Tudo o que vem na caixa do Xiaomi Robot Vacuum S12

Xiaomi Robot Vacuum S12

Enquanto modelo de entrada temos um unboxing simples, com a embalagem a deslizar e a revelar todos os componentes.

O aspirador robot incluído traz também um depósito misto - para resíduos sólidos e para água - além da base / estação de carregamento compacta.

Xiaomi Robot Vacuum S12

Temos o respetivo adaptador de corrente, acessório acoplável para a mopa e a pequena escova e lâmina para limpeza e cortar fibras presas. A escova lateral vem incluída e deve ser instalada no robot antes da utilização.

Xiaomi Robot Vacuum S12

Temos efetivamente tudo quanto se revela essencial para manter a casa aspirada, em boas condições de limpeza, e por vezes lavar o chão (passar a pano). Este modelo brilha sobretudo na capacidade de aspiração, com boa potência de 4 000 Pa, podendo também passar o chão a pano, ainda que esta tarefa envolva mais manutenção.

Xiaomi Robot Vacuum S12

Em suma, temos uma embalagem em cartão, com menos plástico no seu interior, parte também do compromisso e política ambiental da marca, empenhada na redução da sua pegada de carbono. O essencial está incluído.

Configuração inicial do aspirador robot Xiaomi

Xiaomi Robot Vacuum S12

Em primeiro lugar tiramos todos os componentes da caixa, ligamos o adaptador de corrente à base / estação de carga através do encaixa lateral e colocamos estes elementos na posição desejada.

Idealmente será um local com espaço de ambos os lados para o robot regressar e sair facilmente da estação.

Xiaomi Robot Vacuum S12

Em segundo lugar, com ligação ao Wi-Fi local, abrimos a aplicação Xiaomi Home no nosso smartphone Android ou iOS. O produto pode aparecer de imediato na lista de equipamentos, ou requerer mais alguns passos, também eles simples, na aplicação.

Ligação mais simples no ecossistema Xiaomi

Xiaomi Robot Vacuum S12

Os equipamentos do ecossistema da Xiaomi têm uma maior facilidade em ligar-se entre si, em reconhecer novos dispositivos da marca e a agilizar todo o processo de sincronização e configuração inicial.

Tal foi o caso durante o período de teste em que usei o smartphone Xiaomi 12T Pro para ligar e controlar este aspirador robot da Xiaomi.

Uma mesma realidade pode ser aferida na sincronização da smartband Band 8 da marca, bem como outros gadgets que são como que de imediato reconhecidos e emparelhados com o dispositivo-mãe, sendo este da mesma marca.

O mesmo sucede com as informações de conta e dados sincronizados de forma expedita, com a menor intervenção do utilizador.

Robot aspirador discreto e elegante

Xiaomi Robot Vacuum S12

O Xiaomi Robot Vacuum S12 é, objetivamente, idêntico à grande maioria dos modelos lançados recentemente pela marca, com a sua aparência branca, redonda e linhas discretas. As suas dimensões e peso não destoam da média, com 350 mm x 94,5 mm e 4,8 kg.

Xiaomi Robot Vacuum S12

Este modelo, alvo de tons, conta com um rebordo inferior em silicone, material absorvente para mitigar o impacto e o possível choque acidental durante a operação. O demais corpo é, também ele branco, variando entre os pormenores brilhantes e fosco.

Xiaomi Robot Vacuum S12

Em suma, temos aqui um design tradicional, com a cúpula superior dotada de um interior laranja onde temos o laser rotativo (sistema LDS) para o ajudar a navegar e mapear com precisão o nosso lar. Dito isto, é um produto discreto e esteticamente agradável.

Xiaomi Robot Vacuum S12

Em todo o caso, sendo um produto maioritariamente branco e lidando este com poeiras, resíduos e lixo por casa, é inevitável que, com o decurso do tempo, venha também o Robot Vacuum S12 a necessitar de ser limpo. Um pano húmido deverá bastar.

Todos os sensores essenciais a uma limpeza ágil

Xiaomi Robot Vacuum S12

O Xiaomi Robot Vacuum S12 está equipado com todos os sensores necessários a uma boa operação. Temos um sensor de distância a laser (sistema LDS), encontramos nas laterais um sensor de colisão e um sensor do recetor de infravermelhos.

Por outro lado, na parte inferior temos os sensores de desnível e o local para acoplar a Mopa. Funcionalmente, temos ainda a tampa que esconde o depósito principal (de poeiras e água), tendo ainda a ferramenta de limpeza.

Numa última e relevante nota temos também os botões Power (On / Off) e Home (Casa).Xiaomi Robot Vacuum S12

A primeira sessão de trabalho passa, pois, precisamente, pelas rondas da casa. Isto é, o Xiaomi Robot Vacuum S12 percorre toda a área em que é colocado para mapear o nosso lar. A partir daí, pode o utilizador controlar o mapa criado através da aplicação Xiaomi Home e, assim, segurar nas rédeas.

A primeira ronda foi concluída em cerca de 30 minutos para uma área sensivelmente de 20 m².

Mapeamento preciso

Xiaomi Robot Vacuum S12A precisão muito satisfatório do mapeamento deve-se ao sensor LDS que se eleva na cúpula do aspirador, destacada a laranja. É este o sistema LiDAR, complementado com a tecnologia de navegação a laser giratório 360° consegue assim entregar um posicionamento preciso e medir, com boa precisão, as distâncias e a morfologia do espaço.

O robot aspirador consegue contornar facilmente cadeiras e outros obstáculos, raramente colidindo com estes. A navegação é basatante ágil graças ao sistema de mapeamento e respetivos sensores.

Em todo o caso, recomendamos sempre o utilizador a manter o chão desimpedido de cabos, fios e outros objetos que possam obstaculizar, ou ficar presos nas escovas do aspirador inteligente.Xiaomi Robot Vacuum S12

Mais ainda, podemos definir e configurar (ajustando) as paredes virtuais e áreas restritas através da aplicação de companhia (Xiaomi Home). Seja para não lavar / aspirar junto da árvore da natal, ou outro local mais sensível, também esta funcionalidade funciona como esperado.

O Xiaomi Robot Vacuum S12 é capaz de subir pequenos desníveis - não caindo das escadas - e atravessando a maioria dos tapetes e / ou carpetes baixas e médias. Porém, consoante o tipo de tapeçaria, pode ser recomendável definir uma área restrita para o robot aspirador não o limpar.Xiaomi Robot Vacuum S12

A qualquer momento, note-se, também é possível dizer ao robot para voltar a aspirar uma área, fazendo nova passagem em determinada área, se necessário.

Por fim, ao detetar algum objeto não mapeado - ainda não presente na sua base de dados, o robot aspirador parava, lia os contornos e área envolvente, seguindo então o seu bom curso.

Aspiração e LimpezaXiaomi Robot Vacuum S12

A prestação do Robot Vacuum S12 mostrou-se muito satisfatória para um produto relativamente acessível. Graças à boa potência de sucção (com até 4 000 Pa), à sua escova central com lâminas de borracha e cerdas densas, temos uma boa limpeza geral.

Os melhores resultados são obtidos em chão de madeira, ou soalho, conseguindo também limpar as carpetes e tapetes baixos. Estes bons resultados são potenciados também pelo padrão de navegação do robot. Na prática, limpando o lar em ziguezague, além das passagens na vertical e horizontal, garantindo que toda a área útil é coberta pelas suas escovas.

Xiaomi Robot Vacuum S12

Concretamente, temos o modo Aspiração, Aspiração e Mopa, ou Mopa. Além disso, temos também a opção de escolha entre quatro níveis de potência: Silencioso, Padrão, Forte, e Turbo. Ademais, conseguimos definir o nível da água (gotejamento na mopa) entre o Baixo, Médio e Alto, por forma a adaptar a limpeza aos diferentes materiais de pavimento.

Em jeito de curiosidade importa frisar que ao selecionar o modo Turbo na sessão de limpeza, volvidos alguns minutos (cerca de 15), o Xiaomi Robot Vacuum S12 baixa este nível de potência para o Forte, assumindo este durante o remanescente da sessão de limpeza.

Cantos desafiantes e lavagem uniforme

Xiaomi Robot Vacuum S12Em todo o caso, o robot aspirador fixa as nossas preferências de limpeza, pelo que no próximo dia ou sessão, se nada alterarmos, este assumirá as definições da limpeza prévia.

Temos uma boa limpeza nos cantos, sobretudo com uma segunda passagem - opção a ativar na aplicação - mas ainda assim estas zonas não ficaram limpas na totalidade. Ou seja, de quando em vez o utilizador terá que finalizar a limpeza, a fundo, nestas áreas.

O robot aspirador utiliza, de forma bastante uniforme a água na sua mopa. Fá-lo através dos vários orifícios que, desde o depósito misto, encaminham a água até ao pano que se mantém húmido durante toda a tarefa de lavagem do chão.Xiaomi Robot Vacuum S12

O utilizador tem, se pretender lavar o chão, colocar a mopa que se fixa à respetiva plataforma através de velcro. Deve humedecer a mesma antes de uma sessão de limpeza e lavar este pano no final de cada sessão para se manter sempre limpa.

App Mi Home permite controlar o Xiaomi Robot Vacuum S12

App Xiaomi Home
Principais menus e ecrãs da aplicação Xiaomi Home (Mi Home)

O verdadeiro comando deste robot aspirador é a aplicação Mi Home para Android e iOS, disponível gratuitamente. A aplicação está agora corretamente traduzida para português, facilitando desde o processo de configuração inicial até à operação quotidiana.

Adicionando assim o Xiaomi Robot Vacuum S12 ao ecossistema de casa temos o controlo total do aspirador desde o estado da bateria, o percurso (quase) em tempo real da limpeza e todos os demais critérios. Aí configuramos, criamos e ajustamos as divisões, áreas a limpar (bastando tocar nas mesmas), bem como as paredes virtuais, áreas restritas e muito mais.Xiaomi Robot Vacuum S12

O utilizador pode definir ainda o idioma do aspirador para português - nas definições - usar a opção de controlo remoto, ver o estado dos consumíveis (duração das escovas, etc), ou garantir que o aspirador está atualizado.Xiaomi Robot Vacuum S12

Em suma, apesar de ser um modelo mais simples, face a outras propostas da marca, temos aqui todas as ferramentas essenciais para garantir uma limpeza eficiente e rotineira da nossa casa.

Sucinto nos controlos, mas competente nas tarefas, este é um produto que posso recomendar de consciência tranquila.

Conclusão

Xiaomi Robot Vacuum S12

O Xiaomi Robot Vacuum S12 não é um modelo topo de gama com as melhores e mais convenientes funções (venha-se, ou não, a necessitar delas). Não conta, tampouco, com uma base de auto-limpeza (algo que efetivamente aumenta exponencialmente a conveniência de utilização). Não é o mais potente do mercado, ou o mais expedito e eficiente nas tarefas de limpeza.

É, porém, um produto com excelente relação qualidade / preço e já entrega (bem) mais que um nível mínimo de qualidade nas tarefas a que se propõe. Ideal para manter o chão mais limpo, e por vezes até lavado, este Xiaomi Robot Vacuum S12 mostra-se bem construído e equipado para dar resposta às necessidades razoáveis de qualquer consumidor.

A 4gnews agradece à Xiaomi a cedência do aspirador para análise.

Aspirador robot Xiaomi Robot Vacuum Mop S12

Xiaomi Robot Vacuum S12

Potência (de sucção) : até 4 000 Pa
Autonomia: até 150 m² o 110 min - bateria de 3 200 mAh
Peso: 4,8 kg
Dimensões: 350 x 94,5 mm
Controlo: botões físicos e app Xiaomi Home
Modos: aspira / lava
Escova lateral: sim (1)

Em Portugal, encontras todos os produtos XIAOMI com certificação, suporte local e certificado de garantia para o mercado europeu, nas 19 lojas oficiais Xiaomi Store ou em www.xiaomistore.pt

Se procuras um novo Aspiradores Robot, não percas estes guias

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.