Xiaomi Redmi Note 5 Pro é o novo Apple iPhone X "Lite"

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.
Xiaomi Redmi Note 5 Pro Apple iPhone X Lite
Este é o novo smartphone Android da "Apple" chinesa.

Apresentado hoje de manhã na Índia, o novo Xiaomi Redmi Note 5 Pro chegou acompanhado de um Xiaomi Redmi Note 5. Este último mais não é do que um rebranding do modelo Redmi 5 Plus da fabricante chinesa. Todavia, o modelo "Pro" merece e justifica toda a nossa atenção, não fosse ele o novo Apple iPhone X Lite!

Podes consultar aqui todas as novidades de ambos os equipamentos. Podes ver ainda os detalhes da Mi LED TV 4 que também seria lançada nesse mercado a um preço absurdamente baixo. Bom, esse continua a ser o grande lema da Xiaomi, ótima relação preço / qualidade.

Vê ainda: 41 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

O anúncio do Xiaomi Redmi Note 5 Pro veio no seguimento do Xiaomi Redmi Note 5, um modelo mais modesto e claramente voltado para o mercado indiano. Cumpre desde já salientar que a marca não revelou qualquer intenção futura de distribuição destes equipamentos nos mercados europeus.

Chegaram hoje de manhã durante a conferência de imprensa da marca e são claramente diferentes entre si. Ao passo que o Xiaomi Redmi Note 5 é meramente apetecível pelo seu preço baixo, o Xiaomi Redmi Note 5 Pro pode ser visto como um Apple iPhone X "Lite. Porquê? Bom, vamos conhecer os seus trunfos.

Xiaomi Redmi Note 5 Pro, o novo Apple iPhone X Lite?

Em primeiro lugar, o novo Xiaomi Redmi Note 5 Pro é totalmente construído em metal. Conta também com um leitor de impressões digitais na sua traseira, o sensor biométrico numa posição bastante popular. As câmaras principais deste smartphone estão na vertical, tal como no Apple iPhone X. Temos também um flash dual-LED entre ambas estas câmaras. Olhando para as suas margens, para um dispositivo de gama-média temos um design bem cativante.

Xiaomi Redmi Note 5 Pro Apple iPhone X
Os novos smartphones apresentados hoje pela fabricante chinesa

Equipado com um ecrã de 5.99 polegadas de diagonal, temos também uma resolução Full-HD+ de 2160 x 1080 pixéis, (formato 18:9). Este ecrã é protegido por um vidro ligeiramente curvo que lhe dá um efeito 2.5D. Note-se ainda que, ao contrário do Apple iPhone X, não temos aqui uma notch ou monocelha. Temos sim, uma câmara fronta de 20MP com flash para as selfies, também ela equipada com um flash LED.

As valências deste Xiaomi Redmi Note 5 Pro

Já no interior deste Apple iPhone X Lite temos o processador Snapdragon 636 da Qualcomm. Trata-se aqui de um SoC a 64-bit com 8 núcleos de processamento. Temos ainda a presença de 4GB ou de 6GB de memória LPDDR4X RAM, algo que o eleva perante toda a concorrência neste mesmo segmento de preços.

Olhando agora para o armazenamento interno temos um total de 64GB de armazenamento que pode ser expandido até128GB de armazenamento através de um cartão de memória microSD. Algo que é sempre positivo, dando mais oportunidades de expansão ao utilizador do dispositivo. O cartão microSD ocupará uma das slots dos cartões SIM. Por falar nisso temos aqui 2x nano SIM.

Tal como o Apple iPhone X, o Xiaomi também aposta na fotografia

Xiaomi Redmi Note 5 Pro Apple iPhone X
Câmara frontal de 20MP com flash para as selfies

No departamento fotográfico também temos argumentos muito sólidos a favor do Xiaomi Redmi Note 5 Pro. Vem equipado com uma câmara principal dupla com um sensor de 12MP Sony IMX486 com abertura focal de f/2.2 e PDAF, o tamanho dos pixéis é de 1.25um . Já o segundo sensor traseiro tem 5MP de resolução e uma abertura focal de f/2.0.

Na parte frontal temos uma câmara com 20MP de resolução, sensor Sony IMX376 com abertura focal de f/2.2. Inclui um flash frontal para iluminar a cena. Note-se que a sua câmara será dotada de software de inteligência artificial.

Para compor este Apple iPhone X Lite temos aqui uma bateria de 4000mAh com porta de Infravermelhos. O seu sistema operativo continua a ser o Android Nougat 7.1.2 com a interface MIUI 9. A nível de dimensões temos aqui 158.6 x 75.4 x 8.05mm com um bom peso de 181 gramas. Estará disponível em Preto, Azul, Rosa Dourado e Dourado.

Alternativa com Android ao Apple iPhone X?

Xiaomi Redmi Note 5 Pro Apple iPhone X Huawei Xiaomi Samsung
As câmaras verticais do dispositivo de Cupertino ©cnet

É perfeitamente compreensível que hoje em dia sejam cada vez mais comuns os designs inspirados no Apple iPhone X. Afinal de contas, a gigante de Cupertino é uma das maiores influenciadoras do mercado mobile. O resultado? Temos cada vez mais designs derivados do traço de Jony Ive. Gostemos ou não, acabam por existir alguns motivos de natureza pragmática para o alinhamento vertical das câmaras. Aqui, em Modo de Paisagem, o alinhamento vertical acabam por ficar na parte superior do dispositivo.

Será, na prática, um pouco mais difícil colocar os dedos sobre a lente, arruinando uma fotografia. Já pode outro lado, assim podemos agarrar firmemente no smartphone, seja ele o Apple iPhone X ou o Xiaomi Redmi Note 5 Pro sem ter receio de o largar. Mesmo assim, é notória a imitação por parte da "Apple chinesa".

Em suma, com um hardware poderoso para o preço que não deverá ultrapassar os 250€. Aqui os preços ainda não são oficiais, todavia, serão uma mera fração dos valores pedidos pelo Apple iPhone X. Escusado será dizer que, ainda que o preço final possa sofrer ajustes e flutuações, este é novo iPhone X Lite.

Opiniões?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S8. Interrompida a atualização para Android Oreo 8.0

Samsung Galaxy S9: Vídeos promocionais lançados pela marca

Samsung Galaxy S9, Nokia 9 e WIKO. O que esperar da MWC 2018?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.