
Se muitos dão importância a grandes telemóveis, há também que não dê assim tanto valor aos topos de gamas. Assim, se tencionas comprar um telemóvel novo que não ultrapasse os 150 euros então estás no local certo.
Estamos a falar do Xiaomi Redmi Note 14 e o Samsung Galaxy A16. O primeiro está neste momento a 145 euros na Amazon; o segundo está a 127 euros na mesma loja.
A verdade é que apesar da semelhança de valores – uma diferença de apenas 18 euros – há bastantes pontos em que os dois divergem.
O Redmi Note 14 traz especificações muito competitivas para o preço que apresenta. Assim sendo, desde logo saltam à vista os 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno.
O ecrã é AMOLED de 6,67 polegadas com resolução FHD+ e taxa de atualização de 120Hz. Em suma, isto significa que não terás problemas de fluidez, independentemente do uso que lhe deres: navegar ou jogar.
O processador é o fiável MediaTek Helio G99-Ultra, que garante um desempenho muito sólido em multitarefa. Outro ponto em que se destaca é a impressionante câmara principal de 108 MP, algo muito pouco visto neste segmento de preço.
Por fim, chega com uma bateria muito simpática de 5.500 mAh bem como carregamento rápido de 33W. Graças a estes dois aspetos, consegues usar normalmente o telemóvel durante o dia, sem necessidade de carregar. Caso precises de recarregá-lo, no espaço de uma hora vai dos 0 aos 100%.
As características do Samsung Galaxy A16
Já o Samsung Galaxy A16 aposta na fiabilidade da marca e numa experiência equilibrada. O smartphone traz um ecrã de 6,7 polegadas Super AMOLED com resolução FHD+, que oferece cores vivas e excelente contraste, embora com taxa de atualização de apenas 90Hz, ficando um pouco atrás do Redmi Note 14 em fluidez.
O processador utilizado é o Octa-core MediaTek G99 que apesar de cumprir perfeitamente a função para uso no dia a dia, fica ligeiramente atrás do 'rival'G99-Ultra em termos de potência.
As câmaras também são mais modestas. O aparelho da Samsung chega com um sensor principal de 50 MP – que é bastante decente para esta faixa de valores – mas menos impressionante que os 108 MP do concorrente.
A bateria de 5.000 mAh também garante boa autonomia e conta com carregamento rápido de 25W. Mais uma vez, a Xiaomi leva a melhor nos dois parâmetros.
Em suma, por uma diferença de menos 20 euros consegues ter um telemóvel bastante mais completo. O Redmi Note 14 leva vantagem no desempenho, câmara e fluidez do ecrã.
Por outro lado, se tens maior confiança no ecossistema Samsung, o Galaxy A16 (4G) também se mostra como uma escolha fiável.