Xiaomi: Redmi K50 Pro Plus chega para destronar domínio do chip Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Hoje, foi confirmado que o próximo Redmi K50 Pro+ vai chegar com o processador Dimensity 9000 que pode destronar a supremacia do chip Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm.

Mas parece que a Redmi não vai lançar apenas mais um terminal com chip da MediaTek. Ao que tudo indica, a marca pode também colocar no mercado o modelo padrão Redmi K50 com o processador Dimensity 8100.

Redmi aposta no processador Dimensity 9000 da MediaTek para o Redmi K50 Pro+

Redmi K50 Pro
O Redmi K50 Pro pode chegar ao mercado global como POCO F4 Pro Crédito@OnLeaks

A Redmi K50 tem mais modelos a caminho e hoje numa entrevista, Lu Weibing, o responsável máximo da Redmi afirmou que o próximo smartphone K50 equipado com o processador Dimensity 9000 tem um desempenho bastante suave.

Esta afirmação do executivo vem reforçar a previsão anteriormente divulgada pelo leaker Digital Chat Station que avançava que o modelo Redmi K50 Pro+ teria aos comandos o chip topo de gama da MediaTek.

O novo processador da MediaTek tem criado alguma expetativa e antecipação, não só porque é o primeiro chip da fabricante direcionado para o mercado premium, como também pelo facto de ter obtido pontuações extraordinárias em algumas plataformas de benchmarking, nomeadamente na AnTuTu, onde ultrapassou a marca de um milhão de pontos.

Recorde-se que o MediaTek Dimensity 9000 adota o processo de 4 nm da TSMC e que é composto por um super núcleo Cortex-X2, três núcleos grandes Cortex-A710 e quatro núcleos mais pequenos Cortex-A510.

De acordo com vários especialistas, este chip é semelhante ao Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm, mas devido ao processo de 4 nm que utiliza, proporciona um desempenho mais estável. Por outro lado, a acreditarmos nas últimas declarações públicas de responsáveis da MediaTek, o Dimensity 9000 também não tem problemas de sobreaquecimento.

Mas possivelmente ainda teremos de esperar algum tempo para receber o Redmi K50 Pro+, uma vez que Lu Weibing já afirmou nas redes sociais chinesas que o lançamento não vai acontecer tão depressa como gostaríamos.

Modelo padrão Redmi K50 terá processador Dimensity 8100

Redmi K50

Mas parece que a Redmi está mesmo a apostar nos novos chips da MediaTek e ao que tudo indica, o modelo padrão Redmi K50 deverá chegar equipado com o processador Dimensity 8100.

Por sua vez, este processador usa o processo 5 nm também da TSMC e é composto por quatro núcleos grandes Cortex-A78 e quatro núcleos mais pequenos Cortex-A55. De acordo com a MediaTek este processador não se destina ao segmento de smartphones premium, mas antes ao segmento imediatamente a seguir.

Lu Weibing mostrou-se já bastante satisfeito com este processador da MediaTek e até afirmou publicamente que o chip terá superado as expetativas. O responsável da Redmi esclareceu que o Dimensity 8100 oferece não só um bom desempenho, como uma taxa de eficiência energética fantástica.

Muito possivelmente, e ao contrário do modelo anterior, em breve poderemos conhecer o Redmi K50, uma vez que tudo aponta para que seja lançado oficialmente ainda este mês.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt