Xiaomi Redmi A1: saibam quanto custará o novo smartphone barato para 2022

Rui Bacelar
Comentar

O smartphone Xiaomi Redmi A1 é o próximo telemóvel (efetivamente) barato da marca liderada por Lei Jun a chegar já em 2022. Mais concretamente, a sua apresentação oficial deverá ter lugar no dia 6 de setembro e chegará aos mercados latinos.

Antes demais, o preço deste smartphone Android deve ficar-se pelos 100 dólares, possivelmente 100 euros na Europa, comportando um acréscimo em Portugal de sensivelmente 20-30 euros. Ou seja, caso chegue ao mercado lusitano, o Xiaomi Redmi A1 pode custar até 129 € devido à carga fiscal em vigor.

Tudo o que já sabemos sobre o smartphone Xiaomi Redmi A1

Xiaomi Redmi A1

O telemóvel Xiaomi Redmi A1 será um telefone simples, com caraterísticas básicas, mas adequadas a um dispositivo que custe até 100 euros. Temos assim um ecrã de 6,52 polegadas, tecnologia IPS LCD com resolução HD+ de 1600 x 720 pixeis, formato 20:9, alto e estreito como a maioria dos equipamentos atuais.

Temos também um notch em formato de gota de água ou lágrima, no topo do ecrã, ao centro. Aí temos a câmara fotográfica frontal neste dispositivo de gama baixa. O telemóvel manterá a construção em plástico que já conhecemos noutros dispositivos Redmi, agora com uma textura e imitar o couro, na traseira.

Redmi A1 listed online. pic.twitter.com/2tRlFgdBoN

— Mukul Sharma (@stufflistings) 2 de setembro de 2022

As dimensões do smartphone Xiaomi Redmi A1 também são conhecidas. A saber: 164.9 x 76.75 x 9.09 mm (altura x largura x espessura). Ou seja, será um telemóvel relativamente espesso, com bateria de 5 000 mAh de capacidade e carga a 18 W. Terá, felizmente, o carregador incluído na caixa, de acordo com as fugas de informação até à data.

Será o próximo smartphone Android barato da Xiaomi a chegar em 2022

Xiaomi Redmi A1

O Redmi A1 terá o processador Helio A22 da MediaTek, um CPU já relativamente antigo e de gama baixa. Note-se que este é um SoC com litografia de 12 nm, com quatro núcleos de processamento, ou seja, um octa-core com frequência máxima a 2.0 GHz.

Para além disso terá até 32 GB de armazenamento interno eMMC 5.1, felizmente expansível, através de um cartão de memória microSD. Há também a indicação de 2 GB de memória RAM LPDDR4X. Em suma, caraterísticas muito básicas.

Processador MediaTek Helio A22 a 12 com 2 GB de memória RAM

Xiaomi Redmi A1

O sistema de câmaras fotográficas no Xiaomi Redmi A1 é composto por uma câmara principal de 8 MP (grange angular) com abertura focal de f/2.0. Já a câmara auxiliar não sabemos qual será a sua resolução, o mais provável sendo um sensor de 2 MP para informações de profundidade.

Por outro lado, a câmara fotográfica frontal terá 5 MP (f/2,2) alojado no notch frontal. Note-se ainda que a câmara traseira apresenta um design similar aos dispositivos Xiaomi mais recentes, com o formato de retângulo a dominar a traseira, com flash dual LED.

Redmi A1 Hands On 🔥🔥#RedmiA1 pic.twitter.com/asw7rPc5mb

— Mukul (@TECH__MUKUL) 2 de setembro de 2022

Sabemos ainda que este novo smartphone Android chegará com o sistema operativo Android 12 da Google a interface MIUI 13 da própria Xiaomi. Estará disponível em pelo menos três esquemas de cor, do azul-claro, verde-claro, bem como o preto.

O smartphone apresenta suporte para dual-SIM, Wi-Fi de banda única, Bluetooth 5.0 e porta áudio jack de 3,5 mm. Não temos indicação, contudo, da existência de um leitor de impressões digitais para desbloqueio e autenticação no telefone.

Por fim, o Xiaomi Redmi A1 será apresentado a 6 de setembro para a Índia, mas também chegará a mais mercados segundo informa a publicação Xiaomiui.

Join us for the global debut of #RedmiA1, the first from the all-new #MadeInIndia #Redmi smartphone series!#LifeBanaoA1 this #DiwaliWithMi!⏩Blazing-fast Internet🪙 Digital payments 🤩Clean software😮Premium leather textureLaunch on Sep 6, 12 noon: https://t.co/NV0ncp9aOK pic.twitter.com/H6Tm8TG0GI

— Redmi India (@RedmiIndia) 2 de setembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com