Apple iPhone ultrapassa Android como smartphone mais usado nos Estados Unidos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Apple de Tim Cook pode já congratular-se, mesmo antes da apresentação da gama iPhone 14, de ter superado o sistema operativo Android da Google nos Estados Unidos da América. Fê-lo, mais concretamente, em número de smartphones em utilização, dominando assim o mercado doméstico até então liderado pela Samsung com os seus Samsung Galaxy.

Os dados são avançados pela agência de análise de mercado Counterpoint Resarch, com a Apple a superar a fasquia de 50%. É a maior participação do iPhone desde que o primeiro telefone da maçã foi revelado por Steve Jobs em 2007. Importa notar que esta reviravolta no mercado norte-americano verificou-se durante o segundo trimestre de 2022, de acordo com a Counterpoint.

Apple derruba o Android ao ultrapassar a Samsung nos EUA

Apple overtakes Android to pass 50% share of smartphones used in US: "Operating systems are like religions — never significant changes. But over the past four years, the flow has consistently been Android to iOS" - Counterpoint Research Director Jeff Fieldhack: [@FT] pic.twitter.com/EqrNyusJ05

— The Transcript (@TheTranscript_) 2 de setembro de 2022

O sucesso do iPhone e a sua preferência pelo público norte-americano deve-se também ao "poder" do ecossistema. Isto porque entre os fatores citados para a ultrapassagem da Samsung pela Apple estão a saúde e finanças, áreas em que Tim Cook tem concentrado a aposta da sua empresa nos últimos anos, tal como avança o Financial Times.

Importa frisar que este alcance de mercado de 50% da Apple pertence à categoria de "utilizadores ativos". Ou seja, não se circunscreve aos smartphones vendidos durante 2022, mas a todos os utilizadores de smartphones Apple iPhone nos Estados Unidos. Por outras palavras, mais de 50% de todos os utilizadores de smartphones nos EUA estão a usar um iPhone.

Por outro lado, a publicação não consegue discernir entre os vários modelos de Apple iPhone utilizados. Ou seja, temos todos os modelos contabilizados, desde os mais novos, até aos dispositivos mais antigos ainda em uso.

“Os sistemas operativo são como as religiões - nunca há mudanças muito significativas. Contudo, nos últimos quatro anos, o fluxo migratório foi consistentemente do Android para o iOS”. Apontou o diretor de pesquisa da Counterpoint, Jeff Fieldhack. “É um grande marco que vemos replicado noutros países ricos em todo o mundo”, aponta também Fieldhack .

Apple iPhone domina as vendas de smartphones no segmento Premium

Segundo outro estudo efetuado pela agência Counterpoint, a Apple também continua a exercer o seu domínio no segmento premium no mercado global de smartphones. Ou seja, o produto mais cobiçado, nos escalões mais elevados do mercado é o Apple iPhone, com grande margem sobre os rivais Android.

Importa frisar que o segmento premium começa, de acordo com a Counterpoint, na fasquia dos 400 dólares. Aqui, a Apple domina com 57% do segmento. Ademais, no segmento ultra-premium (acima de 1000 dólares), a Apple detêm 78% do setor.

Entretanto, Tim Cook e a cúpula da gigante e Cupertino preparam-se para apresentar a gama de smartphones iPhone 14. Será já na próxima quarta-feira (7) de setembro que ficaremos a conhecer os próximos smartphones iOS e o respetivo leque de novidades para o final de 2022 e grande parte de 2023.

Ainda que se apontem críticas à maçã pela sua aparente falta de inovação e margem diferencial entre gerações de smartphones, existirá necessidade real para a Apple alterar a sua "fórmula"?

Go for launch. Tune in for a special #AppleEvent on September 7 at 10 a.m. PT. Tap the ❤️ and we’ll send you a reminder on event day. pic.twitter.com/T9o7qJt72E

— Apple (@Apple) 24 de agosto de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.