O nosso smartphone é um bem indispensável no quotidiano, mas não dispensa uma carga de bateria ao final do dia, ou até a cada dois dias. Esta verdade inexorável à qual não podemos escapar pode apenas ser mitigada pela comodidade do carregamento rápido, ou pela velocidade do carregamento rápido, algo em que a Xiaomi, OPPO, Vivo e outras fabricantes se têm destacado.
Todavia, eis que do populoso mercado chinês de smartphones, tablets e dispositivos móveis surge uma fabricante que ultrapassa toda a concorrência num abrir e fechar de olhos. Ou, melhor, numa inserção de cabo USB ao trabalhar (e prometer) uma tecnologia de carregamento rápido a 240 W. Assim sendo, ultrapassando até o mais futurista padrão de carga rápida da Xiaomi a 200 W.
A IQOO está a preparar um novo padrão de carga rápida a 240 W
O iQOO 10 Pro pode ser o primeiro smartphone do mundo a estrear um novo padrão de carga até 240 W. Esta informação foi avançada pelo leaker Digital Chat Station (através da Weibo), fonte com boa reputação e histórico de fiabilidade no mundo tecnológico.
Esta mesma fabricante também estará a trabalhar, em simultâneo, em novos smartphones com carregamento rápido até 200 W. Ou seja, um determinado smartphone com carregamento rápido a 200 W poderá carregar totalmente a bateria (0% até 100%) em apenas 12 minutos, algo inédito no mercado de smartphones em 2022.
Note-se que este mesmo leaker refere que a fabricante está a preparar um padrão de carga e respetivo carregador a 240 W, ao passo que o smartphone iQOO 10 Pro deve ter um limite de 200 W para a potência de carregamento. No entanto, a próxima etapa será colocar o padrão máximo ao serviço dos consumidores, generalizando, ou facilitando a carga a 240 W.
O smartphone iQOO 10 Pro pode estrear o padrão de carga a 240 W
O smartphone iQOO 10 Pro deve chegar durante a segunda quinzena de julho com o processador Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm, de acordo com a mesma fonte. Por outro lado, não é certo que seja a iQOO a primeira fabricante a estrear o padrão de carga a 240 W. É uma forte possibilidade, mas recordamos que também a OPPO tem vindo a trabalhar neste segmento.
Mais concretamente e respeitando a letra do leaker, há uma fabricante chinesa que deu início à produção (em fase de testes) de um carregador com 240 W de potência e 24 V - 10 A. Em simultâneo, as fugas de informação sobre o iQOO 10 Pro colocam-no no centro das atenções. Não obstante, não podemos afirmar de momento que este seja efetivamente o primeiro a estrear esta tecnologia.
Por fim, recordamos que já em fevereiro de 2022 a OPPO demonstrou o padrão SuperVooC a 240 W em fase de protótipo. Aí vimos uma bateria com 4 500 mAh de capacidade a carregar totalmente em apenas 9 minutos, pelo que podemos ter surpresas desta marca já no próximo mês de julho.
Em suma, seja pela mão da iQOO ou pela OPPO, Xiaomi ou outra fabricante, certo é que as velocidades de carregamento dos smartphones continuarão a aumentar com o intuito de facilitar o nosso quotidiano. Esperamos, contudo, que estes avanços sejam acompanhados de melhorias na segurança e durabilidade dos componentes, nomeadamente das baterias.
Editores 4gnews recomendam: