Huawei MateBook 16s e MateBook D16 são os novos portáteis a caminho da Europa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Huawei está empenhada em conquistar a confiança e preferência dos consumidores com os seus wearables e variados gadgets que nos podem ajudar no quotidiano. Entre estes, destacamos os mais recentes computadores portáteis Huawei MateBook 16s e Huawei MateBook D16 com processadores Intel Alder Lake.

Em primeiro lugar, ambos os computadores foram primeiramente apresentados na China, no passado mês de maio. Entretanto, ficamos a saber que os novos modelos de PC's portáteis também chegarão à Europa com caraterísticas, design, qualidade de construção e preço que vão gostar de conhecer, ou pelo menos assim esperamos.

Estas são as principais caraterísticas dos Huawei MateBook 16s e MateBook D16

Huawei MateBook 16s

A fabricante chinesa deverá introduzir ambos os portáteis na Europa no decurso das próximas semanas. Serão, assim, dois dos mais cativantes computadores de última geração, preparando já um regresso às aulas para setembro próximo. Entretanto, graças à sua apresentação para o mercado turco, ficamos a conhecer as caraterísticas que chegarão, muito em breve, à Europa.

Em primeiro lugar temos o Huawei MateBook 16s. Este modelo tem ecrã IPS LCD de 16 polegadas com alta resolução de 2520 x 1680 pixeis com formato 3:2, ideal para ler documentos. Este painel tem ainda um brilho de 300 nits e rácio de 1500:1. Além disso, o seu ecrã garante uma cobertura total do espaço de cor sRGB.

Em segundo lugar importa frisar que os Huawei MateBook 16s trazem os mais recentes processadores da Intel. Mais concretamente, os Intel Core H da 12.ª geração. Temos assim no modelo base o chip Intel i5-12500H, ao passo que a versão de topo integra o Intel 9-12900H. Em simultâneo, para os gráficos temos a Intel Iris Xe.

Ambos os portáteis Huawei integram processadores Intel Alder Lake de 12.ª geração

Huawei MateBook 16s

Em terceiro lugar os novos computadores Huawei MateBook 16s chegam com até 16 GB de memória LPDDR4x RAM dual-channel. Temos também até 1 TB de armazenamento interno NVMe PCI. Para além disso temos ainda uma bateria de 84 Wh, bem como carregador de 135 W (carregamento rápido) incluído na respetiva caixa.

O mais acessível será o portátil Huawei MateBook D16

Huawei MateBook D16

O portátil Huawei MateBook D16 apresenta um ecrã de 16 polegadas com resolução Full-HD de 1920 x 1200 pixeis. Traz um brilho máximo de 300 nits e cobertura total do espaço de cor sRGB, tal como o modelo mais caro da gama. Por outro lado, a taxa de contraste é aqui de 1200:1, não tão profunda como a do modelo Huawei MateBook 16s (1500:1).

Os consumidores poderão optar por dois modelos de processador para este Huawei MateBook D16. A saber, teremos os chipsets Intel Core i5-12500H ou o Intel Core i7. Em ambos os casos teremos as gráficas Intel Iris Xe, tal como no modelo de topo.

Aguardamos agora pela apresentação oficial dos portáteis Huawei na Europa

Huawei има и два нови лаптопа с 12то поколение процесори от Intel - Matebook D16 и 16s pic.twitter.com/luJKdFx4fj

— P_L (@west4sider) 23 de junho de 2022

As opções de memória para este protátil vão até aos 16 GB de memória RAM LPDDR4x, bem como até aos 512 GB de armazenamento NVMe PCIe. A sua bateria tem menor potência, aqui com 60 Wh face ao modelo MateBook 16s.

Por fim, resta-nos aguardar agora pela apresentação oficial de ambos os portáteis Huawei na Europa para ficar a conhecer o seu preço de venda ao público. Numa última nota, acreditamos que tal evento ocorra no final de junho, ou início de julho de 2022.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.