Xiaomi: novos smartphones POCO a caminho do mercado global

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi está com um ritmo frenético de lançamentos. Depois de ter apresentado oficialmente a nova série Redmi K60 na China, está agora a preparar um lançamento que parece ser global.

A série POCO X5, nos últimos tempos, tem vindo a receber as certificações necessárias em vários países, o que sugere que o seu lançamento global está iminente.

POCO X5 pode ser uma versão renomeada ou melhorada do Redmi Note 12 5G

Redmi Note 12
O Redmi Note 12 5G foi disponibilizado no mercado chinês em novembro de 2022 Crédito@Xiaomi

Ainda ontem a Xiaomi fez o seu último lançamento do ano, ao apresentar oficialmente a série Redmi K60 e uma Speed Edition do Redmi Note 12 Pro no mercado chinês. Mas parece que a marca está apostada em manter um ritmo acelerado de lançamentos.

A série POCO X5 tem vindo a passar, nestes últimos tempos, por vários sites de certificação de países diferentes. Tal sugere que o seu lançamento está iminente e pode acontecer, a nível global.

O leaker Abhiskek Yadav detetou o modelo base da série num site de certificação indiano, mas, entretanto, outras fontes identificaram o mesmo modelo em certificações de outros países.

Infelizmente, nenhum destes sites forneceu informações sobre as especificações que os dois modelos – POCO X5 e X5 Pro – a serem lançados vão integrar.

Contudo, algumas fontes avançam que o modelo base desta nova série poderá ser uma versão renomeada, ou até mesmo melhorada, do Redmi Note 12 5G que está já disponível no mercado chinês.

Especificações do Redmi Note 12 5G

Nesse sentido, recordemos aqui os atributos do Redmi Note 12 5G. No interior, o terminal conta com o processador Snapdragon 4 Gen 1, com suporte para comunicações 5G, emparelhado com de até 8 GB de memória RAM e de até 256 GB de capacidade no armazenamento interno.

Por sua vez, o ecrã AMOLED integrado de 6,67 polegadas fornece uma resolução de 2400x1080 pixéis, uma taxa de atualização de 120 Hz e ainda um brilho máximo de 1.200 nits.

Na parte ótica apresenta uma configuração de câmara dupla com um sensor primário de 48 megapixéis auxiliado por um sensor de profundidade com dois megapixéis de resolução. Na zona frontal conta com uma câmara de oito megapixéis.

De resto, executa a interface MIUI 13, baseada no sistema operativo Android 12 e é alimentado por uma bateria robusta de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 33 watts.

Nenhuma das fontes avança com o preço com que o POCO X5 5G vai chegar ao mercado, mas a confirmar-se que será uma versão renomeada do Redmi Note 12 5G, o terminal deverá estar posicionado no segmento de entrada de gama e apresentar um custo mais acessível.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt