Xiaomi: novos carregador GaN e docking station 5-em-1 que podes levar para todo o lado

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi acaba de lançar dois novos equipamentos que vão dar energia e não só a todos os teus gadgets, em qualquer lugar.

O carregador GaN de 67 watts é o primeiro a suportar o protocolo rápido UFCS 1.0 enquanto a nova docking station conta com interface HDMI com suporte para transmissão de vídeo 4K.

Carregador GaN da Xiaomi com suporte para protocolo rápido UFCS 1.0

Carregador GaN de 67 watts Xiaomi
Crédito@Xiaomi

O novo carregador GaN de 67 watts da Xiaomi é pequeno, cabe em qualquer mala e pode ser muito útil em qualquer situação de falha de bateria. Trata-se de o primeiro carregador da marca a suportar o protocolo de carregamento rápido UFCS 1.0 – Universal Fast Charging Specification. Tal significa que carrega qualquer equipamento Xiaomi, Huawei, OPPO, entre estes que estão equipados com este protocolo.

O pequeno carregador conta com portas USB Tipo-A e USB Tipo-C, fornecendo uma potência máxima de 67 watts. Permite que ambas as portas sejam utilizadas em simultâneo. No entanto, quando tal acontece a porta USB-A tem uma potência de 20 watts enquanto a porta USB-C regista uma potência de 45 watts.

O pequeno equipamento inclui no seu pacote de venda um cabo USB Tipo-C e está agora disponível no mercado chinês por 149 yuans, ou seja, qualquer coisa como 20 euros.

Docking station 5-em-1 da Xiaomi conta com interface HDMI para transmissão de vídeo 4K

Xiaomi docking station 5 em 1
Crédito@Xiaomi

Por sua vez, a nova docking station da Xiaomi é também bastante compacta e portátil. Esta estação adota uma slot de armazenamento de cabo oculto e um invólucro de liga de alumínio com uma entrada USB Tipo-C. Saliente-se que esta entrada pode ser expandida para três portas USB 3.0.

Melhor: a entrada USB-C suporta carregamento rápido PD100W, o que a torna ideal para carregar notebooks, uma vez que a potência máxima deste tipo de equipamento é de 90 watts.

Entre as três portas USB 3.0 a velocidade teórica é de 5 Gbps e a velocidade de transmissão de dados é de 450MB/s. Tal significa que 1 GB de dados pode ser transferido em apenas cerca de três segundos.

Por último, mas não menos importante a interface HDMI incluída suporta transmissão de vídeo até 4K. Resta acrescentar que a nova docking station Xiaomi é compatível com os sistemas operativos Windows, Android, MacOS e Linux, funcionando sem a necessidade de instalar drivers.

Foi hoje disponibilizada no mercado chinês por 149 yuans, cerca de 24 euros. Infelizmente, a marca chinesa não avançou informação sobre a disponibilidade desta docking station ou do carregador GaN na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt