Xiaomi: estas são as melhores curtas realizadas com smartphones Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A fabricante chinesa dá agora a conhecer os resultados e melhores produções da Segunda edição do Xiaomi Film Festival. A iniciativa, que visa destacar as capacidades dos smartphones Xiaomi, realizou-se este ano sob o tema ‘For you, the world’.

Segundo a própria marca, a iniciativa foi um verdadeiro sucesso ao mostrar não só as capacidades técnicas das câmaras dos smartphones Xiaomi. Telefones que permitem fazer verdadeiras obras de arte, mas sobretudo a criatividade alargada dada aos seus utilizadores.

O que é que conseguimos fazer com a câmara de um smartphone Xiaomi? Muito!

A dad's love turned a cute bedtime story into a production film. This is how Xiaomi Creator Luis (IG: luis_guanzon) and his little girl Maison #MakeMomentsMega. Share your mega moments here: https://t.co/YpXBX50xPt#Xiaomi12TSeries #XiaomiStudios #XiaomiCreators pic.twitter.com/iaoLeHrIHj

— Xiaomi (@Xiaomi) 28 de outubro de 2022

Neste evento dedicado a curtas-metragens produzidas utilizando smartphones Xiaomi, foi possível mostrar novas formas de explorar a produção cinematográfica disponível para qualquer pessoa em qualquer lugar.

O festival deu a possibilidade de mostrar obras de vários cineastas oriundos de todo o mundo. Tome-se, por exemplo, o caso do Xiaomi Creator Eduardo Ohara, a realizadora e graduada pelo American Film Institute (AFI) Amelie Wen. Isto bem como o reconhecido e "oscarizado" cineasta James Lucas.

O tema escolhido para este ano, ‘For you, the world’ (Para ti, o mundo), foi uma prova de que todos têm momentos, emoções e histórias nas suas vidas que merecem ser gravadas e partilhadas com o mundo.

Fotografia e vídeo no cerne da iniciativa Xiaomi Film Festival

Learn how to create storytelling photography through "editing" with Hannah in the last #XiaomiMasterClass course. #MakeMomentsMega #Xiaomi12TSeries Hope to see your mega moments! Join here now: https://t.co/YpXBX50xPt pic.twitter.com/RW4DJMzUaV

— Xiaomi (@Xiaomi) 26 de outubro de 2022

"Para nós, o Xiaomi Film Festival teve sempre como objetivo celebrar o melhor do cinema móvel e dar aos cineastas e criadores de todo o mundo uma plataforma e ferramentas para explorar esta excitante fronteira da produção cinematográfica."

"Este ano esperamos continuar a expandir a plataforma que criámos no ano passado e a explorar o excitante mundo da produção de filmes em smartphones", refere Steven Senshan, Diretor dos Estúdios Xiaomi.

Filme de estreia: "A Fénix de Gloucester" pelo cineasta oscarizado James Luca

Xiaomi Film Festival

Lucas retrata ‘For you, the world’ numa história calorosa e tocante entre o protagonista Charlie, um jovem escritor perdido, e o seu avô, que se aproxima do fim da sua vida.

Depois de ter sido enviado em missão pelo seu avô para encontrar "A Fénix", Charlie começa a compreender o que o seu avô realmente significava e esta viagem torna-se transformadora dentro do círculo eterno da vida.

Xiaomi Creator Film: "Blooming", de Eduardo Ohara

Xiaomi Film Festival

Para o segmento Xiaomi Creator do festival, este ano a Xiaomi convidou o cineasta brasileiro Eduardo Ohara a partilhar o seu ponto de vista sobre ‘To you, the world’.

O filme conta a história de uma escritora chamada Sara, que está a ter dificuldades em trabalhar no seu segundo livro, com a pressão a vir de todas as direções.

Um dia, uma visita inesperada do seu sobrinho sobrecarrega-a ainda mais à medida que as diferenças entre as duas personagens se tornam aparentes.

Estas diferenças, contudo, acabam por mudar a vida de Sara quando o sobrinho lhe mostra como perceber o mundo de forma diferente.

Rising Filmmaker Film: "Elaine & Mike" de Amelie Wen

Xiaomi Film Festival

Em terceiro lugar, como a Xiaomi continua a explorar as maravilhas da produção de filmes móveis, também encoraja mais realizadores em ascensão a experimentar as maravilhas da criação de filmes através dos smartphones.

A realizadora e licenciada pelo AFI, Amelie Wen, foi convidada a experimentar a realização de filmes móveis pela primeira vez e partilhar a sua perspetiva sobre ‘For you, the world’.

É contada a história de uma reunião feliz de dois ex-amantes, que, após um longo tempo separados, sentem-se aliviados e gratos por saberem que estão a realizar os seus sonhos e a prosperar nas suas vidas atuais.

Documentário: "Na Vanguarda da Imagem Móvel | Edição Especial da Academia Xiaomi"

O festival deste ano contou ainda com experiências e eventos cinematográficos na sua programação, incluindo um documentário perspicaz sobre a evolução da imagem móvel. Isto bem como discussões livestream com convidados especiais mergulhando na magia do cinema e da tecnologia.

De recordar que a primeira edição do Xiaomi Film Festival se realizou em agosto de 2021, com a curta-metragem de Chris Overton "Leader", que acabou por conquistar vários prémios. Aqui incluindo os de Melhor Curta Móvel de Cinema de Nova Iorque e Prémio Especial do Júri dos Prémios de Cinema de Los Angeles.

When we appreciate little moments in life, we #MakeMomentsMega.We've received a lot of MEGA MOMENTS recorded by #Xiaomi12TSeries. Impress us with your mega moments here: https://t.co/YpXBX50xPt pic.twitter.com/gJFlYRNpF9

— Xiaomi (@Xiaomi) 27 de outubro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.