Xiaomi não trará a MIUI 13 para este popular smartphone em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A tinta ainda não secou, mas é improvável que o smartphone Xiaomi Mi 9T Pro receba a atualização para MIUI 13. O modelo de telemóvel internacionalmente conhecido como Redmi K20 Pro veio revolucionar esta sub-marca da Xiaomi. Agora, contudo, trazemos más notícias para os utilizadores deste popular smartphone.

Em simultâneo a fabricante chinesa estará a preparar o lançamento de novos modelos para esta gama (internacional) Redmi K, a chegar posteriormente à Europa com outro nome. Desse modo, é com alguma tristeza, mas sem surpresa que vemos o smartphone Xiaomi Mi 9T Pro a ficar remetido para segundo plano.

Fim da linha para o smartphone Xiaomi 9T Pro?

Xiaomi 9T Pro
Os vários esquemas de cor para o smartphone Xiaomi 9T Pro. Crédito: distribuição Xiaomi.

As notícias são avançadas pela publicação Gizmochina que dá conta do fim de vida útil para este smartphone Android. A propósito, a publicação recorda que também a versão base deste modelo, o Xiaomi Mi 9T, internacionalmente conhecido como Redmi K20 ter sofrido um destino idêntico.

Recordamos ainda que este é um dos telemóveis mais populares da Xiaomi no mercado luso, mesmo já prestes a fazer três anos desde que chegou às lojas. Note-se, porém, que esta decisão carece de confirmação oficial, ainda que seja provável e expectável até o seu fim de vida útil.

Caso tal se verifique, isto significa que o Xiaomi 9T Pro não receberá a atualização para a MIUI 13. Em boa verdade, tal significa que o telemóvel Xiaomi deixará de receber atualizações oficiais. Ou seja, deixa de ter suporte oficial da fabricante.

Uma ode à originalidade com câmara frontal pop-up

O Xiaomi 9T Pro era, em 2019, um autêntico flagship killer. Foi lançado primeiramente no mercado natal, na China, sob a marca Redmi K20 Pro no início de 2019. Aliás, esfe foi um sucessor, não oficial para outro mítico dispositivo móvel, o POCO F1 da Pocophone.

Este telemóvel destacava-se pelo ecrã de 6,39 polegadas, AMOLED com resolução Full-HD+, pelo processador Qualcomm Snapdragon 855 e pela aparência arrojada. Aliás, a traseira com efeito hipnótico e a câmara frontal pop-up de 20 MP, ladeada por LED's conferiam-lhe uma aparência muito futurista.

Em suma, este Xiaomi Mi 9T Pro ficará para a história como um excelente smartphone qualidade / preço, mas cujo suporte de software ficou aquém do esperado. Recordamos que o telemóvel chegou ao mercado com a interface MIUI 10 e foi atualizado até à MIUI 12.5, versão em que provavelmente ficará "congelado".

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.