Xiaomi MIX Fold 2 vai competir diretamente com o iPad mini

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

A Xiaomi está já a preparar o lançamento do seu próximo smartphone dobrável que chega ao mercado no segundo semestre deste ano.

O dobrável foi alvo de atualizações significativas e vai chegar com um enorme ecrã de oito polegadas para competir diretamente com o iPad mini da Apple.

Xiaomi MIX Fold 2 com ecrã de oito polegadas aproxima-se do iPad mini da Apple

Xiaomi MIX Fold 2
Ambos os ecrãs do Xiaomi MIX Fold 2 vão ter uma taxa de atualização de 120 Hz

Ao que tudo indica, o novo smartphone dobrável da Xiaomi vai chegar ao mercado no segundo semestre deste ano. E a Xiaomi não conteve esforços neste modelo que foi alvo de atualizações significativas.

Desde logo a começar pelo ecrã interno que terá oito polegadas. Estas dimensões aproximam o smartphone Xiaomi do tablet iPad mini da Apple que conta com um ecrã de 8,3 polegadas, sendo este apenas um pouco maior.

Essa será então parte da estratégia da marca chinesa que quer que o seu novo dobrável compita diretamente com o tablet mini da Apple.

Poucas são as especificações conhecidas do MIX Fold 2, mas sabe-se já que o seu ecrã interior terá 6,5 polegadas, o que é uma dimensão superior ao que alguns modelos já disponíveis no mercado registam.

Por outro lado, a marca chinesa terá também conferindo uma elevada taxa de atualização de 120 Hz a ambos os ecrãs do terminal, o que é uma atualização significativa face ao modelo anterior que regista apenas 60 Hz.

Espera-se também que o novo dobrável chegue equipado com o chip de processamento de imagem Surge C1, proprietário da marca. Tal confere-lhe bons argumentos na parte ótica, uma vez que este chip tem uma eficiência de processamento de sinal 100% melhorada.

MIX Fold 2 e Xiaomi 12 Ultra em lançamento duplo?

Xiaomi 12 Ultra
Tal como o MIX Fold 2, também o Xiaomi 12 Ultra está equipado com o Snapdragon 8 Gen 1 Plus

Tal como já referimos, durante o segundo semestre do ano, a Xiaomi vai lançar no mercado o seu próximo smartphone dobrável. Rumores anteriores avançaram já que o novo MIX Fold 2 vai chegar equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 1 Plus, à semelhança de outro terminal da marca, o Xiaomi 12 Ultra.

Tanto um lançamento como outro só podem acontecer depois da Qualcomm anunciar a sua versão melhorado do chip premium que, para já está prevista para o próximo dia 20 de maio. Após essa data, deverá começar a "corrida" entre os fabricantes de smartphones para ver quem é o primeiro a lançar um terminal com este chip no mercado.

A corrida, aparentemente, está a ser disputada por duas marcas, a Xiaomi e a Motorola, tal como aconteceu com o chip Snapdragon 8 Gen 1 – tendo a Motorola apresentado em primeiro lugar no mercado o seu Edge 30. Mas agora a Xiaomi pode ganhar esta disputa.

A grande dúvida dos analistas é se a marca chinesa vai apresentar em simultâneo dois modelos topo de gama, equipados com o novo chip Qualcomm. De acordo com os rumores divulgados até à data, tanto o MIX Fold 2 como o Xiaomi 12 Ultra estão prontos para serem lançados.

No entanto, é pouco provável que a Xiaomi lance ao mesmo tempo dois smartphones premium tão relevantes. Até porque, nesse tipo de estratégia ambos os modelos podem perder visibilidade no mercado. Mas, por outro lado, se a marca chinesa "atrasar" um dos modelos, será ultrapassada pela concorrência que nesse espaço de tempo irá lançar os seus próprios terminais com Snapdragon 8 Gen 1 Plus.

Teremos que aguardar pelo anúncio da Qualcomm para serem revelados mais pormenores da estratégia da Xiaomi e perceber de que forma a marca poderá dar a mesma visibilidade e preponderância no mercado aos dois novos smartphones de topo.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt