O primeiro smartphone dobrável da Xiaomi foi apresentado em março de 2021, mantendo-se um exclusivo para o mercado doméstico da fabricante. Porém, temos agora os primeiros indícios e caraterísticas do seu sucessor, o modelo Xiaomi MIX Fold 2.
A empresa de Lei Jun estará a trabalhar num sucessor à altura para voltar a surpreender a indústria. Assim, é com naturalidade que recebemos os primeiros detalhes dos ecrãs (interior e exterior), bem como as informações sobre as suas câmaras fotográficas.
O Xiaomi MIX Fold 2 enfrentará o Samsung Galaxy Z Fold 4
Em primeiro lugar importa frisar que a fonte é uma de sólida credibilidade, mais concretamente o leaker Digital Chat Station que, através da rede social chinesa Weibo partilharia os detalhes. Entretanto, o seu relato foi também divulgado pela publicação ITHome.
Em segundo lugar o telemóvel terá o nome de código "zizhan", usando o número de modelo 22061218C. Atualmente o produto está em desenvolvimento, sem que imagens do mesmo sejam conhecidas. Note-se que as ilustrações deste artigo refletem o produto de primeira geração, o Mi MIX Fold.
Ecrã LTPO AMOLED de 2.5 com até 8 polegadas no MIX Fold 2
As informações dizem-nos que o telemóvel terá dois ecrãs principais com 8 polegadas e 6,5 polegadas, respetivamente. O melhor de tudo? Os painéis terão dois eixos de dobra, ou seja, poderão abrir e fechar em dois sentidos, mantendo a tipologia dos Samsung Galaxy Z Fold, em formato de livro.
Podemos ainda apontar que o telemóvel Xiaomi terá um painel LTPO AMOLED com taxa de atualização variável até 120 Hz e resolução máxima de 2.5K. Ou seja, será um dos ecrãs de maior resolução alguma vez utilizada em smartphones dobráveis caso esta fuga tenha, efetivamente, base credível.
O Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm será o seu SoC
A escolha de processador é igualmente previsível sendo este o mais poderoso System on chip (SoC) disponível para smartphones Android em meados de 2022. Para além disso, a marca terá tentado solucionar de vez o problema da vinca nos ecrãs dobráveis.
Esta é uma área em que praticamente todas as tecnológicas que têm algum tipo de smartphone dobrável têm trabalhado, com resultados gradualmente satisfatórios. Assim, esperamos que o novo MIX Fold 2 traga um ecrã ainda mais pleno e sem vincas.
Por outro lado, com base em fugas de informação prévias, sabemos que a sua potência de carregamento será de 67 W, qualificando-se já para carregamento (muito) rápido. Ainda assim, a capacidade desta célula energética poderá ser menor face ao antecessor.
Câmara fotográfica principal de 50 MP no Xiaomi MIX Fold 2
As fugas de informação colocam também uma câmara fotográfica principal de 50 MP no MIX Fold 2 na parte exterior do smartphone dobrável. Aliás, também esta câmara deverá apresentar o branding da Leica, elevando a parceria entre ambas as marcas.
Ao que tudo indica esta câmara deverá conseguir captar vídeo em HDR (Dolby Vision) e utilizar o chip Surge C1 da Xiaomi para melhorar o processamento de imagem. De momento não temos mais detalhes sobre o departamento fotográfico do telemóvel.
Por fim, espera-se que o telemóvel seja relativamente leve face aos demais smartphones dobráveis no mercado. Para além disso, pode também ser mais fino que o seu antecessor e chegar ainda em julho de 2022.
Editores 4gnews recomendam: