O Xiaomi MIX Fold 2 é o mais recente smartphone dobrável da fabricante chinesa liderada por Lei Jun, inspirado no Samsung Galaxy Z Fold4. Aliás, o novo lançamento Xiaomi tem um corpo consideravelmente mais fino, bem como um ecrã mais eficiente no seu interior.
As melhorias face à primeira geração contemplam também um mecanismo de dobradiça melhorado, bem como várias melhorias nos ecrãs do smartphone. Em simultâneo, temos também um sistema de câmaras Leica neste ambicioso dispositivo móvel Android.
Eis o novo smartphone dobrável Xiaomi MIX Fold 2
Sem querer ficar atrás da líder de mercado, a Xiaomi não deixou o pó assentar e, após o Galaxy Unpacked de ontem, hoje deu a conhecer o seu mais recente flagship, o topo de gama Xiaomi MIX Fold 2. É um smartphone dobrável mais elegante, mais fino que a concorrência e com câmaras Leica, fruto da parceria recente com a companhia alemã.
Mais fino que o principal rival Samsung Galaxy Z Fold4
Tal como a própria Xiaomi o destaca, este telemóvel dobrável tem apenas 11,2 mm de espessura quando fechado. Apresenta uma construção em metal e vidro, com reforço especial para o novo mecanismo de dobradiça, mais robusta e, assim, durável.
Importa ainda frisar que o smartphone propriamente dito estará disponível em dois esquemas de cor, preto e dourado.
Aliás, quando o Xiaomi MIX Fold 2 está aberto a sua espessura fica-se pelos 5,4 mm (sem contar com a saliência das câmaras fotográficas na traseira). Não obstante, são valores impressionantes tendo em consideração toda a tecnologia (e engenharia) que vive no seu interior.
Acima torna-se bem visível a espessura dos módulos fotográficos que compõem o sistema de câmaras co-desenvolvido pela Leica. É um testemunho da elegância do novo smartphone Android, com o produto a ser quase tão fino quanto uma porta USB do Tipo C.
Xiaomi enfatizou a nova dobradiça Micro Waterdrop Hinge
Internamente o Xiaomi MIX Fold 2 conta com o processador Snapdragon 8+ (Plus) Gen 1 da Qualcomm, atualmente o melhor SoC disponível para smartphones Android. Tem, além disso, 12 GB de memória RAM, bem como uma bateria de 4 500 mAh de capacidade.
De acordo com a Xiaomi esta bateria pode ser carregada totalmente (0-100%) em 40 minutos graças ao padrão de carga a 67 W. Há, também uma nova dobradiça que a Xiaomi explicou ao pormenor, o sistema Micro Waterdrop Hinge que minimiza ainda a "vinca" no ecrã AMOLED.
Tal como o Galaxy Z Fold4 também o MIX Fold 2 tem dois ecrãs AMOLED da Samsung
O Xiaomi MIX Fold 2 tem um ecrã exterior de 6,56 polegadas de diagonal, fabricado pela Samsung. Mais concretamente, um painel E5 AMOLED com formato 21:9 e alta taxa de atualização a 120 Hz, bem como um brilho máximo de até 1000 nits (pico). Este ecrã exterior é protegido pelo vidro Gorilla Glass Victus da Corning.
Para além do ecrã secundário ou exterior, o smartphone apresenta um ecrã interior ou principal de 8,02 polegadas com resolução Quad-HD+ (2K). Este painel, também fabricado pela Samsung, tem até 120 Hz de taxa de atualização do ecrã e até 1 200 nits de brilho máximo. É, assim, um dos melhores ecrãs de qualquer smartphone com tecnologia LTPO 2.0.
Ecrã OLED mais eficiente no novo smartphone Xiaomi
Entre as curiosidades dignas de nota está a utilização da mais recente tecnologia de ecrãs OLED desenvolvida pela Samsung. Na prática, permitindo poupar a bateria do smartphone ao usar até menos 25% de energia face às gerações anteriores do painel AMOLED.
O seu coração é o Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm
Merecendo o título de flagship, o Xiaomi MIX Fold 2 usa o mais recente processador topo de gama da Qualcomm. Em causa está o poderoso Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm a 4 nm. Isto bem como 12 GB de memória RAM, bem como 256 GB, 512 GB e até 1 TB de armazenamento interno à disposição dos consumidores.
O telefone usa o sistema operativo Android 12 da Google, com a interface MIUI 13 da própria marca, para além de uma nova barra de tarefas na parte inferior do ecrã.
Sistema de câmaras Leica para o novo smartphone dobrável Xiaomi
O smartphone apresenta uma câmara principal tripla com aprovação da Leica. O sensor primário é o Sony IMX766 com 50 MP de resolução e ótica grande angular. Temos também uma ultra-grande angular de 13 MP, bem como uma terceira câmara com zoom (ampliação) ótico de 2x (duas vezes) e 8 MP de resolução.
Por fim, apontamos também a câmara fotográfica frontal de 20 MP para as selfies, com ótica grande angular.
Preço e disponibilidade do Xiaomi MIX Fold 2
O smartphone Xiaomi MIX Fold 2 não chegará à Europa. Ou seja, o telefone permanecerá um exclusivo do mercado doméstico da China, tal como os recentes Xiaomi 12S.
No seu mercado, o Xiaomi MIX Fold 2 custará desde 8 999 yuan, cerca de 1 336 dólares, ou 1 289 euros para a versão base. Em seguida temos a versão com 512 GB de armazenamento a custar 9 999 yuan, cerca de 1 445 dólares ou 1 395 euros. Por fim, a versão com 1 TB de armazenamento interno custa 11 999 yuan, cerca de 1 782 dólares ou 1 720 €.
Editores 4gnews recomendam: