Xiaomi MIUI traz finalmente a "gaveta de aplicações" aos smartphones!

Filipe Alves
3 comentários

A Xiaomi MIUI é um dos User Interfaces (UI) com mais sucesso no mundo. Aliás, foi este sistema que fez o que a Xiaomi é hoje. Lembro que a fabricante asiática começou inicialmente por criar um UI e só depois decidiu lançar smartphones.

Nas próximas atualizações a Xiaomi MIUI contará, finalmente, com a gaveta de aplicações como opção para todos os utilizadores. Ou seja, a Xiaomi deixará de seguir os passos da Apple a obrigar os utilizadores a ter as Apps todas no ecrã e poderão escolher apenas as que lhes interessa.

Xiaomi MIUI com gaveta de aplicações

XIAOMI MIUI COM gaveta de aplicações

Alguns utilizadores da versão "Alpha" da Xiaomi MIUI já reportaram a situação. Esta gaveta de aplicações não só nos deixa ter lá dentro todas as Apps como também nos dá opções de personalização. Temos a possibilidade de mudar a cor do interior da gaveta ou até o tamanho dos ícones.

Gaceta de Apps na Xiaomi MIUI

Em certos aspetos, a MIUI está cada vez mais parecida com o Poco Launcher. O Launcher que foi lançado na Google Play Store pouco tempo depois do lançamento do mítico Pocophone F1.

Este launcher funciona em quase todos os smartphones Android, sejam eles Xiaomi ou não. A sua popularidade foi, certamente, um fator a ter em conta para esta decisão de adição da gaveta de aplicações na MIUI.

Como instalar a mais recente versão da MIUI

Xiaomi MIUI poco launcher

Para instalares a mais recente versão da MIUI com a gaveta de aplicações poderás instalar a APK que está disponível no APK Mirror. Contudo, vale a pena frisar que esta é uma versão Alpha.

Podes ainda descobrir as novidades mais notáveis da MIUI 11 para os telemóveis Xiaomi. Vale referir que para cada terminal podem ser feitas ligeiras alterações pela fabricante chinesa.

Isto significa que os bugs serão muitos e de maneira alguma recomendo a sua utilização num smartphone diário. Se tens um Xiaomi parado e queres ver como será a adição da gaveta de aplicações dá-lhe uma oportunidade. Caso contrário espera mais um pouco. Não nos parece que vá demorar muito até que a implementação chegue a todos os smartphones com a MIUI.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.