Xiaomi: MIUI 14 vai chegar a esta série de smartphones mais antiga, segundo fonte oficial

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de ter confirmado que a nova interface MIUI 14 será disponibilizada para a série Mi 10 da Xiaomi, o responsável máximo de software dá mais pormenores.

O executivo avança quais vão ser os modelos elegíveis, a data de disponibilização e confirma ainda uma atualização do sistema operativo Android.

Xiaomi Mi 10 recebe a nova interface MIUI 14

Xiaomi Mi 10
Alguns modelos da série Xiaomi Mi 10 vão ter acesso a uma atualização para MIUI 14, baseada em android 13 Crédito@Xiaomi

Hoje, Zhang Guoquan, diretor do Departamento de Software de Sistema da Xiaomi, fez alguns esclarecimentos sobre a nova interface MIUI 14. Respondeu igualmente a perguntas de alguns utilizadores, sendo que nestas respostas acabou por confirmar oficialmente algumas novas informações.

Já se sabia que a série Mi 10 teria direito à atualização para a nova interface MIUI, mas hoje o responsável máximo de software adiantou especificamente quais são os modelos elegíveis para este upgrade.

De acordo com esta fonte oficial, apenas os modelos equipados com o processador Snapdragon 865 da Qualcomm estão abrangidos pela atualização. Estes modelos são:

  • Mi 10
  • Mi 10 Pro
  • Mi 10 Ultra

Mais importante ainda. O mesmo responsável avançou que estes três modelos vão ter acesso à MIUI 14, baseada no sistema operativo Android 13. Esta informação é relevante, no sentido de que anteriormente alguns rumores avançaram que esta série teria a nova interface, baseada no Android 12.

Mas de acordo com o responsável máximo pelo software da Xiaomi, os modelos vão receber uma terceira grande atualização que inclui o mais recente sistema operativo Google.

Recorde-se que a Xiaomi disponibiliza, geralmente, para o seu portefólio de smartphones de gama média apenas duas grandes atualizações. Ora a série Mi 10 irá ser a exceção à regra.

Sobre a data de lançamento da atualização, o mesmo responsável afirmou que poderá haver atrasos devido ao aumento de casos de Covid-19 na China. Mas que acredita que a disponibilização irá acontecer até março de 2023.

Segundo as informações oficiais agora divulgadas, de fora desta atualização ficam os modelos Mi 10 Lite e Mi 10 Lite Zoom que podem vir a receber a nova interface, mas baseada no antigo sistema operativo Android 12.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt