Xiaomi: MIUI 14 pode trazer notícias muito animadoras para todos os utilizadores

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

À semelhança de outras marcas, a Xiaomi inclui anúncios na sua interface para aumentar a sua receita e reduzir o preço dos seus smartphones.

Mas com a MIUI 14 tudo pode ser diferente. Parece que a marca chinesa está a equacionar eliminar os anúncios da sua próxima interface, o que pode agradar a muitos (senão todos) os utilizadores.

Xiaomi pode eliminar anúncios na interface MIUI 14

Xiaomi 12
O Xiaomi 12 foi lançado no mercado chinês com apenas sete aplicações pré-instaladas Crédito@Xiaomi

Todas as marcas de smartphones incluem anúncios nas suas interfaces. A Xiaomi não é exceção a esta regra. Esta é uma forma de a marca chinesa manter o preço acessível dos seus smartphones, visto que obtém receita destes espaços comerciais.

Mas, de acordo com dados divulgados, alguns mercados sofrem mais com os anúncios do que outros, assim como os modelos com preços mais baixos parecem ter uma maior incidência de marketing.

Claro que estes espaços comerciais podem ser desativados. Com a MIUI 13, a Xiaomi já simplificou bastante o processo de o fazer, mas muitos utilizadores continuam a visualizar pacientemente toda a publicidade por desconhecerem a forma de desativação.

Mas, muito em breve, tudo pode mudar. De acordo com o site MyDrivers, a Xiaomi está a equacionar eliminar os anúncios da sua próxima interface MIUI 14, numa tentativa de trazer novos utilizadores para o seu ecossistema.

MIUI 14 pode trazer menos aplicações pré-instaladas

Segundo a mesma fonte, a Xiaomi vai apostar na eliminação de bloatware e aplicações pré-instaladas, destacando essa opção na promoção da nova interface.

E a Xiaomi tem já vindo a caminhar neste sentido. O modelo Xiaomi 12 foi lançado no mercado chinês com menos aplicações pré-instaladas do que o iPhone ou modelos Samsung. Recorde-se que o terminal tinha apenas sete aplicações pré-instaladas, nas quais já se incluíam a Galeria, Câmara e Telefone.

Entretanto, outras fontes avançaram que a MIUI 14 trará consigo outras melhorias. Ao que tudo indica, o relógio, calendário e aplicação meteorológica vão ser atualizadas. A nova interface deverá também ter novas ferramentas para simplificar a interação entre um equipamento móvel e um monitor de desktop.

Ao que tudo indica, a nova interface MIUI 14 será apresentada em simultâneo com a nova série de smartphones de topo Xiaomi 13, numa conferência na China que deverá acontecer ainda durante este ano.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt