Xiaomi MIUI 14: estas são as principais novidades do assistente virtual AI

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ontem, finalmente a Xiaomi apresentou as suas novidades mais aguardadas do ano, entre as quais se incluiu a nova interface MIUI 14.

Um dos novos recursos da interface é o assistente virtual Xiao AI que foi alvo de várias melhorias. Estas são as principais novidades do Xiao AI.

Seis novas funcionalidades chegam com o Xiao AI 6.0

Xiaomi MIUI 14
Cartaz de divulgação a promover a Xiaomi MIUI 14 Crédito@Xiaomi/Weibo

Ontem, 11 de dezembro a Xiaomi realizou a conferência que estava prevista para dia 1 de dezembro e apresentou por fim a tão ansiada série de smartphones Xiaomi 13 e a nova interface MIUI 14. Esta última chega com várias novidades e com uma nova versão do assistente virtual Xiao 6.0.

Recorde-se que a Xiaomi lançou, pela primeira vez, o Xiao AI em 2018 para colmatar a ausência de assistentes virtuais desenvolvidos pela Google, uma vez que este serviço não está disponível na China.

Mas regressemos às novidades trazidas pelo assistente virtual Xiao AI 6.0 que conta com seis recursos novos. A saber:

  • Sugestões Xiao IA
  • Voz Xiao IA
  • Vision Xiao IA
  • Tradutor Xiao IA
  • Chamada Xiao AI

No que diz respeito à primeira funcionalidade, tal como o nome indica o Xiao AI faz várias sugestões aos utilizadores ao longo do dia. Sugestões essas que são semelhantes às que a Siri da Apple e o Google Assistant fazem e que são baseadas na utilização diária do terminal.

As sugestões feitas pela Xiao AI podem ser simples lembretes marcados na agenda, controlos de automação e até sugestões baseada no ciclo menstrual para o público feminino.

O recurso Voz é, na prática, o controlo por voz do equipamento enquanto os recursos Visão e Tradutor funcionam como substitutos do Google Lens e Google Translate, respetivamente, desempenhado as mesmas funções que estes.

Por outras palavras, o Visão AI reconhece imagens, através da Inteligência Artificial, e fornece informações sobre essas imagens e o Tradutor Xiao IA, traduz outras línguas, tal como o nome indica.

Xiaomi MIUI 14
A nova interface MIUI 14 será disponibilizada para vários equipamentos móveis da Xiaomi Crédito@Xiaomi/Weibo

Por último, o novo recurso Chamada Xiao AI que novamente é um substituto de um recurso Google. Mais especificamente, funciona tal e qual como o Pixel Call Assistant ao fazer triagem de chamadas, tradução em tempo real e reconhecimento de vários dialetos chineses.

Na realidade, todas estas novidades da nova versão do assistente Xiao AI parecem ter sido lançadas para colmatar a ausência de uma mão-cheia de funcionalidade fornecidas pela Google que não estão disponíveis no mercado chinês.

Aliás, saliente-se que estes recursos do Xiao AI vão estar ativados apenas no mercado chinês. Quando a marca lançar a atualização para MIUI 14, estas funcionalidades não vão estar incluídas.

Tudo porque fora da China, a Xiaomi disponibiliza o Google Assistant no seu vasto portefólio de produtos móveis.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt