Xiaomi: MIUI 14 a caminho e pode chegar mais cedo que o esperado

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Quando todos esperavámos que a Xiaomi disponibilizasse a versão intermédia da MIUI 13, eis que surgem rumores de que a MIUI 14 está já a caminho.

De acordo com as informações divulgadas, a marca chinesa está já a trabalhar arduamente na próxima versão da sua interface que pode chegar já no próximo mês de agosto.

Xiaomi 14 pode chegar já a 14 de agosto

Xiaomi 12S Pro
Recentemente a série Xiaomi 12S foi lançada no mercado chinês Crédito@Xiaomi

A expetativa é que a Xiaomi disponibilizasse agora uma atualização intermédia da sua interface MIUI 13 que seria a MIUI 13.5, mas parece que a marca chinesa poderá surpreender tudo e todos com uma versão seguinte da interface.

O site Xiaomiui.net detetou indícios da próxima atualização, MIUI 14, na base de código de software e está a avançar que o update poderá chegar já no próximo mês de agosto. Segundo a mesma fonte, a marca chinesa está já a testar esta versão da interface a nível interno e poderá não lançar a antecipada MIUI 13.5.

Quanto à data de disponibilização, faz sentido que a Xiaomi lance a MIUI 14 no mês de agosto. Aliás, esta até poderia ser uma forma de celebração da interface, uma vez que foi lançada há 12 anos, exatamente na data de 16 de agosto.

Para já, este é o primeiro rumor sobre a nova versão da interface, mas a confirmar-se a informação, nas próximas semanas, a marca chinesa poderá começar a fazer a campanha de marketing e aí poderemos ter dados mais específicos sobre as novidades que a MIUI 14 traz consigo.

Xiaomi 13 pode ser lançado em novembro deste ano

Entretanto, outros rumores estão também a avançar que a série de semartphones Xiaomi 13 poderá chegar no mês de novembro e com algumas novidades muito bem-vindas.

De acordo com o leaker Digital Chat Station, a nova série de smartphones premium da Xiaomi vai ser equipada com uma bateria de célula única de 100 watts suportada pelos chips de carregamento, proprietários da marca. Mais: aparentemente será também compatível com carregamento rápido sem fios de 50 watts.

Ainda segundo o conhecido leaker, o chip de carregamento a usar na nova série flagship de smartphones Xiaomi deve ser uma versão atualizada do Surge P1. Este chip é parte integrante da série Xiaomi 12 e tem como função gerir a energia de uma forma mais eficaz, conseguindo reduzir a perda de calor em até 30%.

Outros rumores avançam ainda que esta série premium da Xiaomi chegará com variantes com processadores da MediaTek e da Qualcomm, neste último caso com o chip Snapdragon 8 Gen 2. Mas estamos ainda bastante distantes da data prevista de lançamento e, por essa razão, devemos considerar estes rumores com alguma cautela.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt