Hoje saiu um rumor em relação às futuras especificações do Xiaomi Mi Mix 4. Um leakster no Twitter partilhou uma imagem que contém as características que podem fazer parte do próximo topo de gama da fabricante chinesa.
Entre as supostas especificações, encontra-se o carregamento extremamente rápido de 100W. Na verdade em março foi partilhado no YouTube um vídeo que demonstra esta velocidade, comparando com a tecnologia VOOC da Oppo a 50W.
Como podes ver no vídeo, os 100W carregaram o telemóvel por completo em apenas 17 minutos. Estamos a falar de uma velocidade alucinante de 5,8% por minuto. numa bateria com capacidade de 4,000 mAh.
O dilema das baterias nos telemóveis modernos tem sido sempre a mesma. Fabricar uma tecnologia de bateria com autonomia para vários dias ou carregamentos com tempos consideravelmente reduzidos.
Este é atualmente o carregamento mais rápido do planeta
Em perspetiva, o telemóvel com o carregamento mais rápido do mercado é o Huawei P30 Pro, que ostenta carregamentos de 70% em apenas 30 minutos, graças ao poder dos 40W. Temos ainda o recente OnePlus 7 Pro com 20W.
A parte mais impressionante é que segundo a imagem na fuga de informação, o Xiaomi Mi Mix 4 terá carregamento sem fios a 50W. Portanto, até mesmo sem fios a sua velocidade bate qualquer smartphone do momento.
Como funciona o carregamento rápido?
A bateria do teu smartphone carrega quando recebe energia elétrica, quanto mais receber mais depressa irá carregar. Contudo, existe um limite programado para evitar picos de corrente que podem levar a inchaços ou explosões na bateria.
Esse limite é controlado por um chip específico que por sua vez é controlado por software e pela entrada do smartphone. Com uma entrada USB 3.1 ou USB-C o limite são 100W, o que significa que o Xiaomi Mi Mix 4 pode ter o carregamento mais rápido que a tecnologia permite.
Contudo, é necessário que o smartphone permita receber tanta energia e que o carregador a consiga entregar. Aqui entram os protocolos de carga rápida como o Qualcomm QuickCharge ou o VOOC da Oppo.