Xiaomi Mi A1: mítico smartphone de 2017 pode receber o Android 13

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O smartphone Xiaomi Mi A1 foi o primeiro telefone da marca com Android One. Agora, recebe nova vida cinco anos volvidos desde o seu lançamento, com o Android 13 da Googlea chegar a este equipamento vintage e outrora tão cobiçado em Portugal.

O dispositivo móvel replicava várias das funcionalidades e "espírito" dos Google Pixel num telemóvel mais barato e, sobretudo, fácil de comprar por toda a Europa, bem como em Portugal onde os Pixel nunca chegam. Porém, esta notícia surge agora como (boa) surpresa!

Smartphone Xiaomi Mi A1 tem atualmente 5 anos

Xiaomi Mi A1

Estando dependente da própria Google para receber o software, com atualizações diretas contempladas no programa Android One, significaria à partida uma maior rapidez no acesso às novidades. Porém, tal nem sempre seria verdade na história do Mi A1.

Importa frisar que este smartphone já atingiu o fim da sua vida útil. Isto é, não recebe mais atualizações oficiais de software por parte da própria Google. Não obstante, temos uma comunidade de utilizadores ainda dedicados a este smartphones com mais de cinco anos.

Foi o 1.º lançamento da Xiaomi com Android One da Google

Xiaomi Mi A1

O resultado? Várias ROM's, não oficiais como facilmente se deduz, mas ainda assim repletas de novidades e baseadas já no mais recente lançamento da Google, o Android 13. Desse modo, quem tiver um telemóvel Xiaomi Mi A1, pode mantê-lo atualizado.

São um total de cinco compilações distintas, quatro ROM's desenvolvidas e preparadas cuidadosamente para dar nova vida a este telemóvel mítico da fabricante chinesa. Aliás, tal como refere a publicação Gizchina, esta é uma das melhores surpresas do ano.

Poder constatar que um smartphone modesto, já então acessível e agora idoso continua a receber atenção e novas funcionalidades graças ao trabalho de uma comunidade de utilizadores é realmente digno de nota.

LineageOS era a "salvação" deste Mi A3, agora temos mais ROM's

A saber temos as seguintes ROM's. para o Xiaomi Mi A1:

  • PixelPlusUI (inspirada em várias UI's de diferentes fabricantes, muito otimizada)
  • PixelExperience, baseada na plataforma AOSP com aplicações Google, as GAPPS
  • ArrowOS, de momento sem as GAPPS
  • Evolution X: também baseada na AOSP
  • Spark OS baseada também na plataforma AOSP

Por fim, os interessados podem aceder à secção de ROM's nos catálogos do portal XDA Developers, com todos os links e instruções para download e instalação.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.