A Xiaomi está a liderar o mercado indiano, o segundo maior do mundo, porém, é a Realme que está a crescer como ninguém. Este é um mercado importante não só para as fabricantes mas para a Europa.
A Índia marca o objetivo das fabricantes em muitos aspetos. Principalmente aqueles que querem chegar e dominar o mercado europeu. Os utilizadores desse país valorizam tudo aquilo que os europeus valorizam também.
Ou seja, um smartphone com bruta qualidade com um preço baixo. Valorizam atualizações de sistema e um serviço pós-venda de qualidade. Por isso é que a Índia é tão importante para os fabricantes e para nós.
Xiaomi domina mas a Realme surpreende
Foi na análise da IDC que vemos os números que não esperávamos. Temos uma Xiaomi a liderar o terceiro trimestre com 27.1% do mercado.
Isto significa um crescimento de 8.5% face ao ano passado. Logo depois temos a Samsung com 18.9% e a Vivo com 15.2%. A Samsung caiu 8.5% e a Vivo cresceu 58.7%.
Mas a Realme foi a marca que mais se destacou. Em apenas um ano a empresa subiu dos 3.1% para os 14.3%. Uma subida de 401.3%.
Atenção que logo depois temos a OPPO, empresa mãe da Realme, com um domínio de 11.8% e um crescimento de 92.3%. Ou seja, enquanto que aqui vemos os resultados da Xiaomi e Redmi juntos. No lado da Realme vemos os da OPPO em separado.
Se quisermos pôr isto em termos práticos, a OPPO domina cerca de 26.1% do mercado. Ou seja, apenas a um ponto percentual da Xiaomi. Impressionante ver este crescimento num espaço tão curto de tempo.
A Realme está a apostar na Europa
Com o investimento da Realme na Europa, acreditamos que o mesmo possa acontecer. Principalmente agora que a Huawei está em apuros devido às sanções dos EUA.
Veremos no que isto vai dar. Pessoalmente acredito que a Realme tem mais do que capacidades para surpreender. Aliás, se és um amante da Xiaomi, sei que vais gostar desta marca também.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi Mi Watch: bateria dura (muito) mais do que o esperado!
- WhatsApp está a banir utilizadores sem dó nem piedade!
- Xiaomi Mi Band 4: como resolver problema de conetividade no Android 10