Xiaomi lança novo produto perfeito para quem gosta de desenhar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Xiaomi dispõe atualmente de um infindável catálogo de produtos para o lar, trabalho, personalização e até trabalhos manuais. O mais recente lançamento é uma versão a cores de um produto previamente lançado em agosto de 2019 e que chegaria a Portugal.

Em causa está o novo Xiaomi Mijia LCD Small Blackboard Color Edition que, como o nome indica, consiste na versão com suporte para cores da sua lousa de desenho.

Até ao momento, o produto também disponível em Portugal, o tablet de desenho Mi LCD Writting só suporta uma tonalidade de branco e é particularmente barato, cerca de 25 €.

Agora a cores, este é o Xiaomi Mijia LCD Small Blackboard Color Edition

Xiaomi Mijia LCD Small Blackboard Color Edition

Para quem está à procura de uma nova mesa de desenho, ou melhor de um tablet de grandes dimensões para desenhar e explorar a criatividade, temos agora boas notícias. Esta versão dá-nos dois tamanhos à escolha - 10 polegadas e 13 polegadas.

Porém, a principal melhoria é efetivamente o suporte para mais que uma cor ao desenhar, ao invés da versão que temos disponível atualmente em Portugal. Esta, apesar de barata, robusta e funcional, só nos deixa desenhar com uma tonalidade, algo limitativo.

Para a nova versão, o Xiaomi Mijia LCD Small Blackboard Color Edition, a fabricante de Lei Jun optou por uma versão personalizada e especial de ecrã LCD (liquid crystal display). Isto para nos proporcionar, finalmente, várias opções de cor.

Liberta a criatividade e a cor neste tablet de desenho com 10 ou 13 polegadas

Xiaomi Mijia LCD Small Blackboard Color Edition

Segundo informa a própria Xiaomi, o novo tablet de desenho suporta diferentes níveis de pressão, é sensível à pressão aplicada na sua superfície para mudar a espessura da caligrafia, por exemplo.

Desse modo, temos uma experiência de desenho e escrita mais natural em que, ao aplicar uma maior pressão, o resultado será um traço mais espesso, tal como seria de esperar.

Importa frisar que este tablet de desenho não tem retro-iluminação. Portanto, a luz natural é empregue para dar brilho ao ecrã e providenciar-nos uma experiência mais próxima do papel, meio em que também a luz ambiente é refletida a partir da sua superfície.

O melhor de tudo? O tablet de desenho só consome energia quando o conteúdo, o desenho, é apagado pelo utilizador. Ou seja, este é outro gadget Xiaomi cuja autonomia não será uma preocupação, feito para usar sem preocupações de maior.

Em Portugal já temos o tablet de Desenho Mi LCD Writing 13.5"

Tablet de Desenho Mi LCD Writing 13.5"

Tamanho: 13,5 polegadas
Tipo: Tablet de desenho
Dimensões: 318 x 225 x 7 mm
Peso: 345 gramas
Caligrafia: azul-esverdeado

Infelizmente no novo modelo, bem como no atual, não temos a opção de guardar desenhos, ou exportar as criações para fora do tablet. Dito isto, temos aqui um novo tablet indicado para crianças, ou para quem quiser simplesmente um novo meio de expressão descomplicado, leve, relativamente barato e muito fácil de usar.

O novo Xiaomi Mijia LCD Small Blackboard Color Edition chegará em primeiro lugar às lojas da China com um preço de 59 yuan para a versão de 10 polegadas (aproximadamente 9 dólares). Por outro lado, o modelo de 13,5 polegadas custa 99 yuan, o equivalente a 15 dólares no mercado doméstico da China.

Por fim, não temos de momento informações sobre a disponibilidade do novo tablet de desenho a cores da Xiaomi na Europa. Ainda assim, tal como a sua versão base, é provável que também este chegue eventualmente a Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.