MIUI 14 é atualizada com as novidades mais pedidas pelos utilizadores

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A MIUI 14 é a mais recente versão da interface própria da fabricante chinesa, revestindo todos os elementos do sistema operativo Android 13 da Google. Esta iteração foi apresentada oficialmente junto dos Xiaomi 13 e, entretanto, continuou a ser melhorada.

O destaque vai para a fluidez geral da interface, estabilidade geral e facilidade de acesso aos conteúdos e comandos mais úteis durante a nossa utilização normal. O que falta agora? A sua distribuição global que ainda se fará esperar mais alguns meses na Europa.

MIUI 14 foi anunciada oficialmente, mas continua a ser trabalhada na China

Xiaomi MIUI 14

Até lá, contudo, a nova MIUI 14 promete continuar a trabalhar no sentido de melhorar a fluidez de sistema e implementação de uma nova linguagem de design. Ao que tudo indica, teremos ícones de maior dimensão, pastas mais visíveis, entre outras novidades.

Ilustrando este artigo podemos observar duas capturas de ecrã de uma versão de teste da MIUI 14. Aí, como se torna óbvio, temos desde logo três opções de layout para os ícones contidos numa determinada pasta. Estes poderão ter o mesmo tamanho e dimensões como até agora tem sido o caso, ou adotar esquemas distintos.

Isto é, quando temos vários ícones incluídos numa pasta, estes podem ter tamanhos diferentes, até porque realmente nem todos os conteúdos terão a mesma importância para o utilizador. Tome-se, por exemplo, uma pasta Google com todas as apps da Google.

Baseia-se no sistema operativo Android 13 da Google

Xiaomi MIUI 14

Aí encontraremos os ícones do Gmail, YouTube, Maps, Drive, One, Meet, Notícias, Lens, Files, entre outros. Graças ao novo modo de apresentação da MIUI 14, alguns dos ícones podem assumir uma maior dimensão dentro da miniatura da pasta para facilitar a sua assimilação visual. Ou seja, para que num realce encontremos os ícones das apps que mis usamos no quotidiano.

Por outro lado, conforme as informações atualmente disponíveis, algumas das apps poderão ser abertas diretamente ao clicar no ícone da pasta e no seu ícone. Um total de três, conforme as informações emanadas da China. Para aceder às demais apps teremos que clicar no espaço comum da pasta, abrindo-a como até agora fazemos em qualquer smartphone Android.

Felizmente, posso dizer que, sem sombra de dúvida, a MIUI sempre foi uma interface que se preocupa com a experiência de utilização e considera o feedback dos utilizadores. Segundo as novas informações, a Xiaomi tem estado a integrar algumas das sugestões dos utilizadores com base nas versões de teste da MIUI 14 já disponíveis na China.

Mais opções de organização dos conteúdos no ecrã inicial da Xiaomi

Xiaomi MIUI 14

Em particular, temos mais funções para o novo widget da pasta grande, onde temos vários ícones das aplicações colocamos. Terá também a possibilidade de lançar essas apps, mais do que três, ao simplesmente clicar no ícone pequeno para cada app.

Estas e outras melhorias estão atualmente em implementação na versão de testes da MIUI 14, provando que a fabricante está a trabalhar com afinco neste update. Porém, o Android 13 faz-se esperar para os smartphones Xiaomi, uma das vicissitudes de empregar uma interface tão personalizada como a MIUI.

Distribuição oficial deve começar no final do 1.º trimestre de 2023

Em suma, na MIUI 14 teremos novos recursos para aumentar a produtividade extraída do nosso ecrã principal e estes elementos de organização em pastas grandes serão de uso recomendado.

Agora, resta-nos aguardar pelo término do seu desenvolvimento e pelo início da distribuição oficial, a decorrer ainda durante o 1.º trimestre de 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.