Xiaomi lança interruptor inteligente (mesmo) barato para casas IoT

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Xiaomi continua a sua expansão no mercado de gadgets inteligentes e produtos para casas IoT (Internet of Things) com um novo interruptor sem fios inteligente. Apelidado de Xiaomi Wireless Bluetooth Power Switch o gadget foi agora apresentado na China.

A componente de domótica da Xiaomi inclui um já vasto catálogo de produtos como as lâmpadas inteligentes, câmaras de segurança, candeeiros de secretária e teto, cozedores de arroz, até mesmo máquinas de lavar roupa e frigoríficos. Agora, temos mais um complemento para este ecossistema de Smart Home IoT com o interruptor sem-fios.

Este é o novo Xiaomi Wireless Bluetooth Power Switch

Xiaomi Wireless Bluetooth Power Switch

Trata-se de um interruptor de dois botões com acabamento em branco, sem brilho e construção plástica. O preço é o melhor de tudo, anunciado por 60 RMB na China, o equivalente a 11 dólares, ou menos de 9 euros à atual taxa de conversão.

O design é extremamente simples, muito à semelhança dos vários produtos Xiaomi com acabamento em branco e construção plástica, com cantos arredondados, passando despercebido em qualquer parede.

É um dos produtos mais simples que a Xiaomi alguma vez apresentou para o ecossistema Smart Home, mas a sua utilidade é inquestionável em qualquer casa ao ampliar as funções de um interruptor convencional.

Usa o interruptor para controlar funções na app Xiaomi Home

Xiaomi Wireless Bluetooth Power Switch

O Xiaomi Wireless Bluetooth Power Switch pode ser usado para controlar várias opções personalizáveis através da aplicação Xiaomi Home. Assim, pode não só ligar as luzes e lâmpadas inteligentes conectadas via Bluetooth, como até ligar a chaleira elétrica.

A premissa é simples, se o produto é controlado pela app Xiaomi Home, então pode ser ativado pelo novo interruptor sem fios que a fabricante acaba de apresentar. O leque de aplicações é enorme e só aumentará com o crescimento deste ecossistema de produtos.

Podemos configurar até 7 funções no Xiaomi Wireless Bluetooth Power Switch

Xiaomi Wireless Bluetooth Power Switch

O utilizador pode programar / definir até 7 funções em simultâneo neste interruptor. Assim, temos diferentes métodos de ativação do comportamento pretendido como, por exemplo, um simples pressionar do botão direito, pressionar duplo do botão esquerdo, pressionar simultâneo de ambos os botões, entre outras combinações.

Aliás, o interruptor consegue discernir entre um pressionar curto e um pressionar longo para, desse modo, ativar diferentes comportamentos programados. Assim, conseguimos desencadear até sete ações distintas a partir de um só interruptor.

O interruptor tem bateria integrada com autonomia para 3 anos

Xiaomi Wireless Bluetooth Power Switch

A Xiaomi afirma que o utilizador poderá trocar a bateria assim que esta se esgotar, todavia, não se afigura possível recarregar a célula incluída. Ainda assim, com autonomia anunciada para até 3 anos de utilização, este gadget não ficará obsoleto rapidamente.

Ainda de acordo com a fabricante a autonomia foi testada com base vários tipos de utilização diária com 5 toques únicos, 5 toques duplos e 5 toques longos, sendo este o padrão de uso típico para uma autonomia de até 3 anos.

Por fim, de momento não temos previsão de disponibilidade do Xiaomi Wireless Bluetooth Power Switch em Portugal. No entanto, a Mi Store Portugal conta com um vastíssimo catálogo de gadgets IoT pelo que também este novo poderá chegar à Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.