Xiaomi lança aquário inteligente perfeito para iniciantes com funções Smart

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A aquariofilia é um dos hobbies mais gratificantes assim que temos o setup montado e estabelecido, ainda que o investimento inicial seja considerável, bem como a curva de aprendizagem. A pensar nisso a Xiaomi lançou recentemente um novo aquário inteligente com 20 litros de capacidade, o Xiaomi Mijia Smart Fish Tank.

Trata-se de um dos mais recentes gadgets Xiaomi a chegar ao mercado doméstico da China com capacidades dignas de nota como, por exemplo, um alimentador automático integrado, bem como o sistema de filtragem e iluminação. Ou seja, esta é uma solução tudo-em-um para iniciantes que queiram um pequeno aquário.

O Xiaomi Mijia Smart Fish Tank tem ligação WiFi e iluminação LED

Xiaomi Mijia Smart Fish Tank

A sua premissa é simples. O Xiaomi Mijia Smart Fish Tank com 20 litros de capacidade tem um filtro integrado com 5 etapas de filtração, sistema de auto-limpeza da bomba de água circulante, bem como alimentador automático. Além disso, conta com um sistema de iluminação LED com 24 pontos de luz, mas não se fica por aí.

Possivelmente o melhor aspeto do Xiaomi Mijia Smart Fish Tank, a par do preço de 399 yuan na China, o equivalente a 57 dólares, ou cerca de 54 euros à atual taxa de conversão, é o tipo de vidro usado.

Note-se que a Xiaomi usa aqui um vidro ultra-claro e quem já tiver investigado um pouco sobre aquários saberá a diferença. São sempre mais caros, mas efetivamente mais agradáveis de contemplar.

Na prática, o vidro ultra-claro UHA reduz consideravelmente a reflexão e permite uma visibilidade melhorada. Segundo a fabricante, o vidro usado tem uma taxa de transmissão de luz de 91,3% o que já o coloca nesta tão desejada categoria de vidro ultra-claro.

Pequeno aquário inteligente com capacidade para 20 L

Xiaomi Mijia Smart Fish Tank

Ademais, temos uma calha de iluminação LED com 24 LED's brancos de grande intensidade, bem como 16 LEDs que completam o espetro luminoso (RGB) para simular a luz natural. Ou seja, a iluminação pode variar em temperatura e intensidade ao longo do dia, assim melhor simulando os ciclos luminosos diários encontrados na natureza.

Em suma, temos um sistema de iluminação apto para plantas e seres vivos, tudo incluído numa calha discreta que reside na tampa do aquário propriamente dito. É relativamente discreta e cumprirá a sua função.

Em seguida neste Xiaomi Mijia Smart Fish Tank temos um sistema de filtração em 5 etapas com filtragem mecânica (perlon ou lã filtrante, além de esponjas de diferentes calibres).

Temos também filtração biológica graças à matéria filtrante presente numa das câmaras separadas que compõem o sistema de filtração.

Vidro ultra-claro e sistema de iluminação LED integrada no aquário Xiaomi

Xiaomi Mijia Smart Fish Tank

Também conforme a Xiaomi, este sistema consegue estabelecer rapidamente uma saudável colónia de bactérias que ajudam a decompor a amónia e outros detritos. Por outras palavras, é um aquário cujo próprio sistema de filtragem acelera a ciclagem e o estabelecimento de uma colónia estável.

Mais ainda, a marca afirma que apesar da sua baixa capacidade - 20 litros - o sistema diminuirá a necessidade de TPA's. Ou seja, as trocas parciais de água (por norma semanais), mas que poderão aqui ser mais espaçadas.

Todavia, para facilitar este procedimento necessário, temos uma função de drenagem facilitada com uma bomba de sucção própria que nos ajudará a executar estas TPA's.

Xiaomi Mijia Smart Fish Tank para já é um exclusivo da China

Xiaomi Mijia Smart Fish Tank

Cumpre ainda mencionar o sistema de alimentação integrada que, após atestado, pode alimentar o nosso bioma durante três meses em diferentes horários, quantidades e tipos de alimentação a definir. Naturalmente, o controlo pode ser feito através da aplicação para smartphone com vários aspetos configuráveis.

Tendo em consideração a diminuta capacidade do aquário não recomendaria mais que 5 peixes de dimensão média como Corydoras, Mollys ou Tetras. É também um bom candidato a aquário para camarões dadas as suas dimensões e capacidade.

Idealmente será um bom aquário para um cardume de até 10 pequenos peixes como Rásboras ou Neons, de preferência conjugados com plantas naturais para equilibrar o ecossistema.

Por fim, este aquário inteligente da Xiaomi fora anunciado previamente no final do último ano. Entretanto, chegou também à plataforma de crowdfunding da marca com um preço extremamente competitivo de 349 Yuan, cerca de 50 dólares.

Em suma, este é um dos produtos que seria curioso ver nas lojas da Xiaomi em Portugal. Até 150 euros, no nosso mercado, poderia ser uma solução a considerar para iniciantes na aquariofilia, ou até para um pequeno aquário de escritório, por exemplo.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.