Xiaomi HomeWiFi Tri-band Mesh é a nova solução para Internet

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Xiaomi deu a conhecer uma nova solução para acabar com os problemas de Internet em casa. Mais concretamente, o router ou sistema Xiaomi HomeWiFi Tri-band Mesh que, como o nome indica, consiste num router WiFi preparado para criar um sistema mesh.

O melhor de tudo? Este novo router WiFi da Xiaomi garante uma cobertura de até 1 500 m² para que nenhum cómodo do lar fique sem sinal de rede. O design é simples, um monólito preto com cantos arredondados e um pequeno pé para servir de base de apoio.

Este é o novo Xiaomi HomeWiFi Tri-band Mesh

Xiaomi HomeWiFi Tri-band Mesh
O novo Xiaomi HomeWiFi Tri-band Mesh. Crédito: distribuição Xiaomi

Em primeiro lugar cumpre referir que este produto foi apresentado na passada segunda-feira durante o evento de apresentação oficial da gama Xiaomi 12S. Foi também aí que ficamos a conhecer, por exemplo, a smartband Xiaomi Band 7 Pro e os computador portáteis Book Pro 2022 pela mão de Lei Jun, o atual CEO.

Este foi um dos produtos mais discretos a ser anunciados na conferência em que a fabricante chinesa partilhou os detalhes da sua nova parceria com a Leica. Não obstante, este é um dos produtos que gostaríamos de ver na Europa tendo em consideração o seu preço, funcionalidades e caraterísticas técnicas.

Veja-se, por exemplo, que a fabricante aponta uma cobertura máxima de 1 500 m² para esta solução de redes mesh para casa. Ou seja, é um router extremamente poderoso, concebido para blocos de apartamentos (edifícios com várias frações autónomas), de até 5 andares ou pisos, cada qual com uma área média de 150 m².

Solução mesh WiFi para apartamentos de 150 m² e edifícios com 5 andares

Xiaomi HomeWiFi Tri-band Mesh

Os valores anunciados pela Xiaomi são nada menos que impressionantes. Com efeito, esta solução pode distribuir sinal WiFi para acesso à Internet para edifícios inteiros (de até 5 andares). Isto, note-se, com até 10 unidades (máximo) de routers ligados.

Com efeito, a Xiaomi fez saber que este sistema suporta até 10 unidades interligadas para espalhar de modo uniforme o sinal de Internet sem fios por todo o apartamento e por todo o edifício. Em suma, cada unidade pode cobrir até 150 m² e, em cadeia, conseguem cobrir uma área máxima de 1 500 m² com 10 unidades interligadas.

Ademais as suas caraterísticas incluem um total de três bandas WiFi. A saber, temos o canal de 2,4 GHz, o de 5 GHz e a solução mesh. Ou seja, três opções de conexão, configuração e distribuição de sinal de Internet.

A nova solução mesh WiFi da Xiaomi pode conectar até 600 dispositivos à Internet

Xiaomi HomeWiFi Tri-band Mesh

Importa notar que o novo Xiaomi HomeWiFi Tri-band Mesh integra um total de 8 amplificadores de sinal no seu interior para máxima cobertura. Este equipamento Xiaomi para o lar consegue conectar até 600 dispositivos em simultâneo à Internet, de acordo com a marca, sem impacto notório no desempenho.

Para além disso o utilizador tem um bom acervo de opções de configuração do novo router, com conexão rápida via NFC. Assim, basta encostar o smartphone ao router para emparelhar o mesmo e dar início à configuração do sistema.

Xiaomi HomeWiFi Tri-band Mesh
Crédito: distribuição Xiaomi.

Por fim, o novo sistema Xiaomi HomeWiFi Tri-band está disponível na China desde 1 499 Yuan, cerca de 224 dólares, cerca de 216 euros à atual taxa de conversão. De momento, contudo, não temos indícios de uma eventual disponibilidade fora da China.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.