Xiaomi Mi 5 recebe o Project Treble da Google, mesmo sem Android Oreo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Todo e qualquer novo smartphone lançado com o sistema operativo Android Oreo 8.0 (ou superior) da Google tem obrigatoriamente que suportar o Project Treble. Contudo, os dispositivos que chegaram ao mercado com versões anteriores ao Android Oreo não estão submetidos a esta imposição da Google. Aqui entra o antigo topo de gama da Xiaomi, o Xiaomi Mi 5 que fora lançado em fevereiro de 2016 com o Android Marshmallow (6.0).

Ora, os dispositivos móveis mais antigos que não recebem Project Treble carecem obviamente das suas vantagens. Tal como avança o portal XDA Developers, o Treble vem facilitar a instalação de novas ROM's e todo o processo de atualização. Aqui estão incluídas as instalações do AOSP (Android Open Source Project) sem qualquer modificação do kernel. Permite também a instalação (flash) de uma Generic System Image (GSI), entre outras funcionalidades.

Vê ainda: Google Play Store – 40 aplicações Android temporariamente grátis

Ora, para um smartphone que já passou os seus dias de glória, entrando agora no Inverno da sua via útil, o Project Treble da Google revela-se de extrema utilidade. Isto para que possa continuar a receber o apoio e suporte da comunidade de programadores. Algo que também já vimos e que se verificou com o Xiaomi Redmi Note 4. Este, após ter recebido a compatibilidade com o Project Treble da Google veria um novo pico de interesse e desenvolvimento de ROM's.

Entretanto também o Xiaomi Mi 5s - a versão ligeiramente reforçada - do Xiaomi Mi 5, receberia o Project Treble da Google. Isto claro, de forma não oficial - não fornecida pela marca e sim por programadores independentes - o portal XDA. Algo que em última análise facilitará a vida a todos os programadores que trabalham para manter estes smartphones vivos e atualizados.

Xiaomi Mi 5 recebe o Project Treble da Google

Com efeito, agora chegou a vez do Xiaomi Mi 5 receber esta função, mesmo sem ter sido lançado com o Android Oreo. Tendo sido lançado em 2016 ainda apresenta características notáveis. Temos aqui o processador Qualcomm Snapdragon 820 com 3 ou 4GB de memória RAM. Está também disponível em várias configurações de memória interna (32GB/64GB/128GB) não expansível. Sem esquecer a sua bateria de 3000mAh, um ecrã de 5.15 mAh com resolução Full-HD (1920×1080 pixéis) com o formato 16:9. Seria lançado com a MIUI 7 baseada no Android Marshmallow. Agora, está à espera do Android Oreo com a MIUI 9.

Android Oreo chegará posteriormente com a MIUI 9

Agora, ainda sem Android Oreo, chega a compatibilidade com o Project Treble da Google. Chega graças ao trabalho da JDCTeam no portal XDA. Utiliza o mesmo processo que permitiu trazer esta função do Android Oreo para o Redmi Note 4. O programador salienta ainda que, para já, o processo se encontra em fase alfa, carecendo ainda de bastante trabalho.

Para o Xiaomi Mi 5, o Project Treble da Google trará duas partições. Sistema (system) e Vendor. A partição de sistema inclui a imagem genérica de sistema (GSI) ao passo que a partição Vendor conta com os ficheiros específicos para o arranque e funcionamento do smartphone. Agora, com o Project Treble, os utilizadores do Xiaomi Mi 5 poderão facilmente mudar a imagem de sistema. Poderão utilizar até duas imagens de sistema com o mesmo kernel e partição vendor.

Note-se que para já todo o projecto se encontra em fase alpha, carecendo ainda de muito trabalho. De qualquer forma, caso queiras instalar o Project Treble no smartphone as instruções são as seguintes:

  • Descarrega o ficheiro .zip do Project Treble
  • Descarrega uma GSI para dispositivos ARM.
  • Reinicia para a recovery (precisas de uma TWRP 3.2.1-1).
  • Limpa as partições System/Data/Cache/Dalvik.
  • Flash / Instala o ficheiro .zip Treble gemini.
  • Flash / Instala GSI e reinicia o smartphone.

Para já devemos encarar este Project Treble da Google como uma ferramenta que permitirá aos programadores agilizar o seu trabalho. Desta forma poderemos contar com mais e melhores ROM's baseadas no Android Oreo e em breve no Android P. Poderás acompanhar AQUI, a página e o trabalho do programador.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d são mais fiéis ao sistema operativo

d devido aos custos de produção

Mi MIX e vários Redmi recebem gestos do iPhone X com a MIUI Beta

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.