Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi: estes 3 smartphones deixam de receber atualizações da MIUI

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Em causa estão três modelos de smartphones Xiaomi particularmente populares em Portugal. É o fim da linha para os telemóveis Xiaomi Redmi Note 9, Redmi 9, bem como o POCO M2, dispositivos que conquistaram o mercado luso com a sua relação qualidade / preço, mas que pelo simples decurso do tempo ficam agora sem mais suporte oficial.

Trata-se de uma prática comum assim que determinados produtos atingem uma certa idade, atualmente cerca de três anos após o lançamento, ainda que (felizmente) este período esteja a aumentar.

Em todo o caso, para os modelos supracitados deixarão de existir novas atualizações da interface MIUI, nem mesmo atualizações oficiais de segurança.

Fim da linha para estes 3 smartphones Xiaomi Redmi e POCO

smartphone Xiaomi Redmi 9
O smartphone Xiaomi Redmi 9 é um dos (infelizes) contemplados.

A tecnológica chinesa voltou a atualizar a sua lista de EOS (end of support) somando-lhe três novos equipamentos que, desse modo, chegam oficialmente ao fim da linha. Trata-se do término do ciclo de suporte oficial com atualizações da MIUI (sistema) e segurança.

Em causa está a antiguidade dos terminais, todos lançados em 2020 e, como tal, atingindo agora os três anos de mercado. Note-se ainda que estes são alguns dos modelos mais básicos da marca, lançamentos de entrada e gama média.

As novidades foram avançadas pelo meio especializado, a Xiaomiui, dando conta do fim das atualizações de segurança e sistema para os equipamentos. Mais concretamente, o seu nome somou-se à temida lista de EOS (end of support) publicada na página oficial.

E saber, deixam de receber atualizações os seguintes modelos:

  • Redmi Note 9
  • Redmi 9
  • POCO M2

Atingindo os três anos de mercado, deixam de receber updates da MIUI

smartphone Xiaomi POCO M2
O smartphone Xiaomi POCO M2 é outro dos nomeados para a lista EoS.

Ainda que a Xiaomi esteja a melhorar neste quesito, tal como demos a conhecer, para este modelos modestos não chegarão mais atualizações oficiais da MIUI.

Certo é que a fabricante pode ainda mudar de ideias, como frequentemente acontece, mas para já podemos apenas seguir a posição oficiai da marca.

Em princípio, nenhum destes três smartphones Android receberá a MIUI 14. Além disso, não terão mais atualizações de segurança, o que a médio / longo prazo os pode deixar suscetíveis a ataques de hackers e piratas informáticos.

Por fim, se têm algum destes três smartphones Xiaomi, está na hora de começar a pensar em trocar de telemóvel. Felizmente, continuamos a ter excelentes produtos desta marca com boa relação qualidade / preço, tal como este Redmi 12 por menos de 150 €.

smartphone Xiaomi Redmi Note 12 4G

Ecrã: 6,67 polegadas AMOLED a 120 Hz
Resolução: 1080 x 2408 pixeis - 700 nits
Processador: Snapdragon 685 (6 nm) da Qualcomm
Câmara: 50 + 8 + 2 MP / 13 MP
Bateria: 5.000 mAh a 33 watts
Dimensões: 165,7 x 76 x 7,9 mm
Peso: 183 gramas

Lançamento: março de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.